adjetivo Que se deseja muito: ávido de sonhos; ávido por poder. Que espera ansiosamente pela realização de alguma coisa; sôfrego.
Significado de Avidez substantivo feminino Desejo ardente, intenso e desmedido por algo ou alguém; cobiça. Condição de quem está ansioso, esperando alguma coisa; sofreguidão. Característica ou qualidade do que é ávido; intenso, sôfrego.
Que teve existência: 1 existido. Que aconteceu: 2 acontecido, ocorrido, realizado, sucedido, tido.
Significado de Amanhã substantivo masculino Dia depois de hoje; dia imediatamente seguinte àquele em que estamos: hoje fico aqui, mas amanhã dormirei num hotel. No futuro; num tempo que se segue ao presente: o amanhã ao destino pertence!
Adjunto adverbial de tempo; expressão que indica o dia (período de 24 horas) em que estamos.
Usa-se, seguido de uma expressão de tempo, para construir uma fórmula de despedida que o locutor dirige a alguém que pretende reencontrar no tempo indicado por essa expressão (ex.: até amanhã; até breve; até já; até logo à noite; até mais tarde).
Possuem três sílabas. Exemplos: amanhã, príncipe, mochila, verdade.
Amanhã é uma palavra paroxítona com a sílaba tônica ma. As palavras paroxítonas estão em maior número na língua portuguesa.
É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas 1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.
Seus, Deus e Meus - são monossílabo porque a língua portuguesa tem tendência para a formação de ditongos, mas não é hiato, ou seja, não se separa as vogais, não podendo ser dissílaba. Muito obrigada pela clareza da resposta!
O monossílabo Deus - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A palavra Deus é monossilábica (que tem uma só sílaba), ou dissilábica (que tem duas sílabas)?
Resposta
Dia tem duas sílabas: di-a. Na translineação, como a palavra é muito pequena, evita-se separar o a da sílaba di-. Note-se que neste caso, mesmo na pronúncia mais rápida, não se forma ditongo.
Diferença entre ditongos e hiatos No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe). No hiato, cada vogal fica numa sílaba diferente, por exemplo: iate (i-a-te), país (pa-ís), rainha (ra-i-nha).
Encontros vocálicos
No ditongo, o encontro está na mesma sílaba e no hiato, as vogais ficam em sílabas diferentes. Voltando ao exemplo do início, “ti-re-oi-de” é um ditongo, enquanto que “o-ce-a-no” é um hiato.
Resposta. A palavra "não" possui um ditongo nasal, que é o "ão". No hiato, as vigais vizinhas ficam uma em cada sílaba, como a própria palavra "hi-a-to". O "i" e o "a" ficam em sílabas diferentes.
Os hiatos nunca permanecem na mesma sílaba. Ocorre sempre a separação das duas vogais em sílabas distintas: saída (sa-í-da); saúde (sa-ú-de);