A dominância incompleta apresenta heterozigotos com fenótipos intermediários, já na codominância os dois alelos no heterozigoto expressam-se integralmente.
Na dominância incompleta o fenótipo dos heterozigotos é intermédio dos homozigotos progenitores (existe um terceiro fenótipo) e nenhum alelo domina totalmente sobre o outro. Na codominancia ambos os alelos se expressam fenotipicamente e nenhum domina totalmente sobre o outro.
A Dominância Incompleta, ou Herança sem dominância ou Dominância intermediária é o termo utilizado pelos geneticistas para descrever situações em que o fenótipo dos indivíduos heterozigóticos é intermediário, em termos quantitativos, entre os fenótipos dos dois homozigóticos, ou seja, quando não há relação de ...
No homem, alguns genes letais provocam a morte do feto. É o caso dos genes para acondroplasia, por exemplo. Trata-se de uma anomalia provocada por gene dominante que, em dose dupla, acarreta a morte do feto, mas em dose simples ocasiona um tipo de nanismo, entre outras alterações.
Os tipos Rh+ não devem doar para tipos Rh-. Destes, apenas o tipo O- é um doador universal, isto é, pode doar para pessoas de qualquer outro tipo sanguíneo e só os tipos AB+ podem receber sangue de quaisquer outros tipos sanguíneos.
Por não ter os antígenos A ou B, o sangue O é doador universal, pois não causa reação em nenhum outro tipo de sangue.