Outra das profissões voltadas para o estudo da natureza é a Biologia. Os trabalhos do biólogo são direcionados ao estudo e à preservação de animais e plantas. Esta também é uma boa profissão para quem apresenta características investigativas, já que o biólogo também pode atuar com pesquisas científicas.
A graduação em Ciências da Natureza (ou Ciências Naturais) é uma licenciatura, com duração média de quatro anos, que capacita os estudantes para que possam atuar com os ensinos fundamental e médio, ministrando aulas das áreas de meio ambiente e ciências, e realizar outras atividades relacionadas.
Hoje quem trabalha como Professor de Ciências e Biologia ganha em média um salário de R$ 2.
O que é Curso natural: Diz-se do que é próprio da natureza, que não precisa da ação artificial do homem para acontecer.
Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia.
Se você está em busca de uma profissão que permita trabalhar em contato com a natureza, confira alguns cursos de graduação que podem lhe interessar:
Os botânicos estudam vários aspectos dos vegetais. Por exemplo, podem estudar os seus processos fisiológicos, tais como a fotossíntese, a nível molecular, a história evolutiva e relações de plantas, ou as suas relações com os seus ambientes ou com a fauna.
Para se formar em Botânica você precisa ter graduação em ciências biológicas, agronomia, engenharia florestal ou outra área relacionada e concluir o curso de pós-graduação (Mestrado ou Doutorado) em Botânica.
Botânico (do grego botanikós, «das plantas») ou Biólogo Vegetal é o profissional habilitado por seu conselho de classe, no caso dos graduados em Ciências Biológicas (Biologia) ou também pesquisadores de outras áreas como Agronomia ou Engenharia Florestal pós-graduados em biologia vegetal.
Profissão Ecologista: salário e carreira na área de ECOLOGIA