EQST

Que Animal Tem Duas Corcovas No Dorso?

Que animal tem duas corcovas no dorso?

Eles também têm uma diferença física bem visível: o camelo apresenta duas corcovas, formadas por depósitos de gordura, e o dromedário tem apenas uma. Além disso, o camelo tem pernas mais curtas e costuma ter pelos mais longos e vistosos, principalmente no dorso e na cabeça.

Para que serve a corcova de um camelo?

Os camelos não armazenam água em suas corcovas como comumente se acredita. As corcovas são realmente um reservatório de tecido adiposo. Concentrando-se a gordura corporal em suas corcovas minimizam o calor isolando todo o resto do seu corpo, que é uma das adaptações para viver em climas quentes.

Como os corpos dos camelos e dromedários se adaptam a geografia do lugar onde vivem?

Os camelos são bem adaptados para a vida no deserto. Eles se alimentam de plantas espinhosas, arbustos e grama seca. Podem ficar dias, ou mesmo meses, sem beber água. Se um camelo fica sem comida e água, a gordura em sua corcova pode sustentá-lo por vários dias.

Para que serve a corcova?

A corcova permite que o camelo possa sobreviver por um período bem longo de até duas semanas sem precisar se alimentar. Devido ao fato de normalmente os camelos viverem no deserto, onde a comida é escassa em longas distâncias, isso é imprescindível.

Onde Vivem os dromedários selvagens?

O dromedário encontra-se praticamente extinto na natureza. A maior parte da população existente no Oriente Médio e Norte da África vive domesticada. O único local do mundo onde ainda restam populações selvagens é nas zonas áridas da Austrália, que tem condições de clima e paisagem relativamente semelhantes.

Como os camelos e dromedários servem aos povos do norte da África e do Oriente Médio?

Bem, no Médio Oriente e no norte de África os dromedários, usados como meio de transporte, usam uma sela especialmente feita para o seu dorso, chamada e rahla. Na Turquia, Irão, Ásia Central, Mongólia e China, há os ditos camelos. O corpo destes animais está totalmente adaptado a climas e regiões arenosas e desérticas.

O que tem dentro da corcova?

Mas, o que tem dentro da corcova? Ao contrário do que muitos desenhos animados mostram, a corcova não guarda água, mas muita gordura. A gordura é uma reserva de energia que o corpo desses bichos acumula quando há alimento de sobra e usa quando falta comida.

Como funciona a corcova do camelo?

Pois, ao contrário do que muita gente pensa, as corcovas dos camelos não servem para armazenar água. Elas, na verdade, são compostas por gordura — e são essas reservas que permitem que os camelos consigam viajar grandes distâncias pelo deserto sem ter que parar para se “abastecer” o tempo todo com comida.