A imponente floresta amazônica ocupa praticamente toda a totalidade do maior estado brasileiro em extensão territorial, o Amazonas. Fazendo fronteira com Roraima, Pará, Acre, Mato Grosso e Rondônia no Brasil e com a Venezuela e Colômbia, possui 62 municípios, sendo sua principal cidade e capital, Manaus.
Na divisão político - administrativa o Amazonas possui 62 municípios com sede de sua capital, o município de Manaus com 52,25% da concentração populacional do estado. A área média de seus 62 municípios é de km², e o maior deles é Barcelos, com km² e o menor é Iranduba, com 2.
Esta lista de municípios da Bahia por população está baseada na estimativa de 2018 do IBGE. A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 417 municípios.
A Região Metropolitana de Manaus, situa-se no Estado do Amazonas e é composta pela união de oito municípios: Manaus, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
Lista
Geografia do Amazonas
Manaus
Localizada na região Sul do Amazonas, Humaitá é um município de aproximadamente 50 mil habitantes, distando cerca de 600 km da capital do Estado do Amazonas, Manaus.
Amazonas (AM) O estado faz limites com o estado do Pará ao leste, Mato Grosso ao sudeste, Rondônia e Acre ao sul e sudoeste, Roraima ao norte; Venezuela ao norte, Colômbia a noroeste e Peru a oeste. As cidades mais populosas do estado são: Manaus, Parintins, Itacoatiara e Manacapuru.
Na agricultura são produzidos, entre outros, arroz, banana, laranja e mandioca. Outra fonte de renda é o turismo, uma vez que o Estado abriga uma das restritas áreas ainda preservadas no mundo, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o ecoturismo é o segmento que mais cresce no Estado, cerca de 6% ao ano.
A cultura amazonense divide-se entre suas raízes indígenas e traços da colonização europeia. O estado conta, desde 1918, com a Academia Amazonense de Letras, que fortalece suas riquezas culturais. Na capital, destaca-se o Teatro Amazonas, considerado patrimônio cultural e arquitetônico da região, tombado em 1966.
A cultura amazônica é um manguezal cultural de si mesma e do mundo. A visão hiperbólica sobre a região, desde os primeiros cronistas viajantes, e anterior a eles, assim como a dos intérpretes da atualidade, tem sua razão de ser decorrente das reais grandezas da Pan-Amazônia.
Se tomarmos por base populações de regiões de florestas e rios, que nós chamamos de ribeirinhos, mesmo lá, teremos autodenominações diferentes como, afro-descendentes, indígenas, caboclas, afro-indígenas, castanheiros, seringueiros. Ou seja, essas populações operam com múltiplas identidades”.
Ciranda, Boi-bumbá, Cacetinho, Dança Internacional, Garrote e Quadrilha são algumas das 17 categorias que integram o Festival Folclórico do Amazonas, evento realizado no formato de arraial, com barracas e comidas típicas das festas juninas, combinadas à apresentação de, aproximadamente, 100 grupos de folclore.
Marujada
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
10 danças brasileiras que você precisa conhecer
Principais danças folclóricas do Brasil
Quais as principais danças brasileiras?
Outras danças típicas da Região Centro-Oeste
Eurico Gaspar Dutra, Manoel de Barros e Ricardo Dicke são cuiabanos. Nomes, personalidades e locais se tornaram ícones da cidade.
Em Goiás, existem inúmeros tipos de dança, destacando---se a Congada e a Catira.
Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. De origem híbrida, com inflências indígenas, africanas e europeias, a catira (ou "o catira") tem suas raízes em Goiás, norte de Minas e interior de São Paulo.
rasqueado
As principais manifestações culturais no estado de Goiás são: a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas. A Procissão do Fogaréu ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da Páscoa, realizadas na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento simboliza a busca e a prisão de Cristo.
Festas populares