Anita Malfatti causou uma polêmica porque suas pinturas, apesar de belas, não se compromissava com a realidade e buscava dar ênfase nas expressões e nas cores. Assim, ela também trouxe temas do seu cotidiano, nacionais, de forma que fosse uma arte legitimamente brasileira.
Tarsila do Amaral (1886 - 1973) Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.
Ainda jovem, aos 13 anos, Di Cavalcanti publicou na Revista “Fon-Fon”, onde viria a trabalhar em 1914 fazendo ilustrações. Em 1916 ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e, neste período, conheceu Mário e Oswald de Andrade no ateliê do impressionista George Fischer Elpons.
Di Cavalcanti (1897-1976) foi um pintor brasileiro. Apesar da influência cubista e surrealista, foi um dos mais típicos pintores brasileiros pela representação dos temas populares, como o carnaval, as mulatas, o samba, as favelas e os operários.
Idealizou e participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo 11 obras de arte e elaborando a capa do catálogo. Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo). Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba.
O estilo artistico(suas obras) de Di calvancanti é marcado ´pela influencia do expressioismo,cubismo e dos muralistas mexicanos. Nelas aborda temas tipicamente brasileiros e temas sociais. Costumaa se abordar a sensualidade tropical do brasil,enfatizando tipos femininos.
Estilo artístico e temática de Di-Cavalcanti Em suas obras, são comuns os temas sociais do Brasil (festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc.). Tinha estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos.
Põe em prática a decisão de retratar nas suas telas o Brasil – a história, o povo, a cultura, a flora, a fauna... Seus quadros, gravuras, murais revelam a alma brasileira. Preocupado, também, com aqueles que sofrem, Portinari mostra em cores fortes a pobreza, as dificuldades, a dor.
Resposta: As mulheres antes de tudo foram o ser mais representado em suas pinturas e desenhos. Explicação: Algumas das principais obras Di Cavalcante nos dão um panorama do que foi toda sua criação ao longo de sua vasta produção.
Suas principais obras são: Samba (Di Cavalcanti), Músicos (Emiliano Di Cavalcanti), Cinco moças de Guaratinguetá, 1930; Mangue 1929; Pierrete 1924; Pierrot, 1924, entre outras.
Realizada em uma época de turbulências no âmbito político, social, econômico e cultural, a Semana de Arte Moderna teve como uma das figuras mais importantes, o escritor Mário de Andrade que, lado do escritor Oswald de Andrade e do artista plástico Di Cavalcanti, articulou e organizou o evento.