O estilo artistico(suas obras) de Di calvancanti é marcado ´pela influencia do expressioismo,cubismo e dos muralistas mexicanos. Nelas aborda temas tipicamente brasileiros e temas sociais. Costumaa se abordar a sensualidade tropical do brasil,enfatizando tipos femininos.
Participou da organização da Semana de Arte Moderna de 1922, sendo responsável pelos catálogos e programas e expondo 12 pinturas. Di Cavalcanti já era um artista de talento bastante reconhecido nessa época, e sua atuação em 1922 foi essencial para o sucesso da mostra.
Ele foi um dos primeiros artistas a pintar elementos da realidade social brasileira, como festas populares, a retratação das favelas, operários das grandes cidades, o samba, e etc. Di Cavalcanti também foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.
79 anos (1897–1976)
Em suas primeiras obras, Di Cavalcanti utiliza tons pastel e retrata personagens misteriosos, mergulhados na penumbra, como Figura (1920), e Mulher em Pé (ca. 1920), o que faz com que o escritor e poeta Mário de Andrade (1893-1945) o chame de “menestrel dos tons velados”1.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo
Victor Brecheret
Alguns artistas contemporâneos são reconhecidos mundialmente por seu trabalhos, entre eles, merecem destaque: Andy Warhol, Bansky, Damien Hirst, Jean-Michel Basquiat, Anselm Kiefer, Richard Serra, Bill Viola, Jeff Koons, Marina Abramovic, Gerhard Richter, Takashi Murakami, Lucian Freud, Keith Haring.
A escultura pode ser em três dimensões ou em relevo. Uma escultura em três dimensões mantém-se de pé por si só. Ela pode ser vista de todos os lados. Já uma escultura em relevo (também chamada simplesmente de relevo) é ligada ao fundo atrás dela, de modo que não pode ser vista por trás.
Escultura Moderna é geralmente considerado como tendo começado com a obra de Auguste Rodin, que é visto como o progenitor da moderna escultura. Escultura Moderna surgiu em simbiose com as tendências artísticas semelhantes em pintura, desenho e gravura na Europa durante os anos de 1800, durando até por volta de 1950.
A escultura é o veículo da arte. Ela tem a função da reflexão,ela remete ao pensamento e a observação que até um momento era desconhecido e o artista que tem por natureza a sensibilidade.
E esse tipo de artista é uma pessoa que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, tendo como base uma intenção poética. ... Um dos movimentos que surgiram após a semana de arte moderna foi o Muralismo.
Contexto histórico A Semana de Arte Moderna surge num contexto de diversas mudanças que aconteciam no Brasil e no mundo. ... Em 1917, Mário de Andrade e Oswald de Andrade tornam-se amigos e passam a publicar obras focadas na realidade cotidiana, poemas regionalistas e criticando artistas da vanguarda anterior.
A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida como Café com Leite.