Quando Os Seios Começam A Escurecer?

Quando os seios começam a escurecer

Durante a gestação, nosso corpo se prepara (e muito!) para receber o bebê. Uma dessas transformações é a mudança na coloração dos mamilos e aréolas! Entenda por que isso acontece e como isso influencia na amamentação

Como fica a aréola no início da gravidez?

Muitas mulheres descobrem que estão grávidas a partir das aréolas, pois as glândulas ou tubérculos de Montgomery podem aparecer neste momento. As pequenas bolinhas possuem a função de hidratar a região aréolo-mamilar, preparando assim os seios para a amamentação. Dessa maneira, pode impedir também o contato com bactérias, além de evitar a desidratação que causa fissuras nomamilo.

Mas, calma! Geralmente a área consegue se regenerar e cicatrizar por si própria. No caso de qualquer outro sintoma de inflamação ou infecção, não hesite em procurar por ajuda médica para investigar a região e também descartar a possibilidade de um câncer de mama.

Calma, ter pelos na aréola é bastante comum e não indicam nenhum problema de saúde. Como recomendação, por ser uma região bastante sensível, a depilaçãocom cera não é recomendada, pois pode machucar e causar algum tipo de fissura. Caso os pelos incomodem, retire-os com o auxílio de uma pinça, lâmina ou depilação a laser feito sempre com especialistas.

Quando começa a escurecer os mamilos na gravidez?

Quando começa a escurecer os mamilos na gravidez?

Mamilos compridos: por serem bastantes salientes, é superimportante ficar de olho de o bebê não está abocanhando apenas o bico, pois pode causar dor e machucados. Além disso, as posições na hora de amamentar também são essenciais. A mãe pode optar pela tradicional, invertida ou deitada. Caso a mulher esteja cansada e sonolenta, alguém pode estar por perto neste momento, evitando assim acidentes como sufocamentos ou quedas.

Mas se o escurecimento é acompanhado por outros sintomas, como descamação, ardor, caroços ou apenas um dos mamilo muda de cor, você deve ir a um profissional de saúde para realizar os exames médicos necessários.

Deu positivo no teste de gravidez e as transformações começam a aparecer tanto dentro, como fora do corpo da mulher. Uma delas são as aréolas, que costumam ficar bastante diferentes nesta nova fase. Mas afinal, você sabe para que elas servem? De um modo geral, essa estrutura anatômica faz toda a diferença na amamentaçãoe muita gente acaba descobrindo que está de fato grávida através delas.

Mais mudanças!

Em uma conversa com Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina, enfermeira obstetra, consultora de amamentação e colunista da Pais&Filhos, desvendamos as principais dúvidas sobre o assunto, além de explicar como essa mudança pode influenciar na amamentação. Olha só:

O que fazer para evitar as estrias: Deve passar um creme para estrias nos seios, no mínimo 2 vezes por dia, evitando passar na aréola e no mamilo. Existem boas marcas que podem ser encontradas nas farmácias ou drogarias, mas também aplicar o óleo de amêndoa doce é uma boa estratégia. Saiba como fazer e usar o creme caseiro para estrias.

Em uma conversa com Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina, enfermeira obstetra, consultora de amamentação e colunista da Pais&Filhos desvendamos as principais dúvidas sobre as aréolas, seja na gravidez, antes dela e até mesmo no pós-parto. Confira todas as respostas que você precisa saber sobre o tema:

Quando as aréolas e mamilos começam a mudar de cor?

Quando as aréolas e mamilos começam a mudar de cor?

​Os cuidados com os seios durante a gravidez devem ser iniciados logo que a mulher descobrir que está grávida e têm como objetivo diminuir a dor e o desconforto devido ao seu crescimento, preparar os seios para a amamentação e prevenir o aparecimento de estrias.

O mamilo é a junção dos dutos mamários. Eles ficam no centro das aréolas e, de acordo com Cinthia Calsinski, “são responsáveis pela saído do leite da mama”. Alguns tipos de mamilos podem interferir na amamentação, mas nenhum deles inviabiliza esse processo, ou seja, é possível driblar a situação e conseguir amamentar numa boa!

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que os mamilos não mudam de cor, mas o que realmente muda é a área circular da pele que envolve o mamilo: a auréola. Isso pode acontecer por 7 razões:

Popular

4. Gravidez: o corpo produz estrogênio e progesterona adicionais para ajudar a preparar a produção de leite e alimentar o bebê, de modo que os seios mudam quando esse hormônio é produzido: eles doem, incham e as aureolas escurecem.

3. Contraceptivos orais: contêm versões sintéticas dos hormônios estrogênio e progesterona, que geram alterações hormonais no corpo da mulher, como o escurecimento da área ao redor dos mamilos.

Logo após o nascimento, os bebês enxergam em preto e branco então, a partir do formato redondo, as aréolas escurecidas o atraem para a mamada. “Isso sem contar o cheiro de colostro e leite, que associado a estes fatores tornam o ambiente ainda mais convidativo”, comenta a especialista.

Por que a aréola cresce na gravidez?

Durante a gravidez, os seios podem ficar mais sensíveis e doloridos devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher. O aumento dos níveis de hormônios como o estrogênio e a progesterona podem levar ao aumento do fluxo sanguíneo nos seios, causando sensibilidade e desconforto. Além disso, as glândulas mamárias também estão se preparando para a amamentação, o que pode contribuir para a sensibilidade.

Com a descoberta da gravidez, aprendemos também que o nosso corpo muda para se preparar para a chegada do bebê. A partir desta transformação, os seios são uma das primeiras percepções notáveis, principalmente pela coloração escurecida nas aréolas e mamilos. Mas você sabe por que isso acontece?

Com a descoberta da gravidez, aprendemos também que o nosso corpo muda (e muito!) para se preparar para a chegada do bebê. A partir desta transformação, os seiossão uma das primeiras percepções notáveis, principalmente pela coloração escurecida nas aréolas e mamilos. Mas você sabe por que isso acontece?

Por que os mamilos escurecem?

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Para as mulheres que pretendem fazer a reconstrução por causa de um câncer de mama, muitas clínicas costumam oferecer o procedimento de forma gratuita para apoiar a causa. Mas, a micropigmentação pode variar de R$ 400 a R$ 1.000 em média.

Antes da gravidez, as glândulas ou tubérculos levam o nome de Morgagni, sendo assim pequenos nódulos inofensivos que ficam ao redor das aréolas. Já durante a gestação, elas passam a se chamar glândulas de Montgomery.

Cuidados com cremes e óleos

Cuidados com cremes e óleos

Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato. Se notar algum sangue na sua urina ou a sua urina ficar rosa, vermelha ou castanha a qualquer momento durante a gravidez, é importante contactar o seu médico.

Alguns meses após o parto, a coloração escura dos mamilos e seios tendem a desaparecer sozinhos e voltarem ao normal. Em média, Cinthia explica que na maioria dos casos a tendência é que o clareamento aconteça em aproximadamente três meses. Mas vale lembrar que isso pode depender de cada gestação e de cada mulher!

Quais os primeiros sinais no corpo de uma gravidez?

14 sintomas de gravidez iniciais
  • Atraso menstrual.
  • Cólica abdominal.
  • Mamas sensíveis e aumentadas.
  • Aumento da libido.
  • Alterações no corrimento vaginal.
  • Náuseas, enjoos e vômitos.
  • Vontade frequente de urinar.
  • Aumento do sono.
Mais itens...•6 de mai. de 2019

É normal sair leite com 20 semanas?

Semana 20 da gravidez – Colostro pode aparecer.

É possível sair colostro no primeiro mês de gravidez?

A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.