2018
A nota de corte nada mais é do que a menor nota necessária para se conseguir a aprovação em um processo seletivo. No caso dos vestibulares tradicionais, ela serve para determinar os candidatos que foram selecionados para a segunda fase.
A nota de corte consiste na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 do último candidato classificado dentro do limite de vagas oferecidas em determinado curso. Ela serve de referência para auxiliar o estudante no monitoramento da vaga.
Para ter chances de conseguir a sua em Enfermagem é preciso chegar na disputa com uma boa nota no Enem. A média necessária para entrar é de 620 pontos, aproximadamente. Nas faculdades mais disputadas, a nota mínima supera os 700 pontos. Nas mais tranquilas, fica entre 530 e 570 pontos.
O curso de Enfermagem apresenta nota de corte média de 649.
É Simples entender as Notas de Corte do Enem: Você precisa ter os pontos para 'vencer' os demais candidatos ao mesmo curso. Assim, com esta 'nota mínima' obtida no Enem você alcança a Nota de Corte necessária para ficar entre os pré-selecionados para cada curso no Sisu, no ProUni e no FIES.
É possível conseguir o FIES com a pontuação mínima? Depende! Cursos menos concorridos geralmente têm uma nota de corte mais baixa, o que permite ao candidato entrar com a nota mínima exigida de 450 pontos e acima que zero na redação.