A AST é aplicada para tarefas onde: ü Acidentes ou incidentes têm ocorrido. ü Um ou mais dos profissionais envolvidos no trabalho não estão familiarizados com todos os perigos. ü Um novo grupo de trabalhadores estão trabalhando juntos.
Siga os cinco passos abaixo:
Risco é a possibilidade de nos depararmos com a consequência negativas de determinada atividade (impacto), sendo diretamente proporcional à força deste impacto. Segundo a mencionada Norma, a Análise de Risco é o processo de compreender a natureza do risco e determinar o nível do mesmo.
Como funciona a análise de risco ambiental?
Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
Classificação dos riscos ocupacionais por cor
Para realizar a avaliação dos riscos ambientais, devem-se conhecer os tipos de risco a serem avaliados e os tipos a serem quantificados de forma numérica (atribuindo um valor de concentração ou exposição do funcionário ao agente) ou então de forma subjetiva (caracterizando a presença do risco sem realizar medições para ...
A importância da avaliação de risco dos agentes biológicos está na estimativa do risco, no dimensionamento da estrutura para a contenção e na tomada de decisão para o gerenciamento dos riscos.
As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são a via cutânea ou percutânea (com ou sem lesões - por acidente com agulhas e vidraria, na experimentação animal - arranhões e mordidas), a via respiratória (aerossóis), a via conjuntiva e a via oral.
A entrada pode ser por via cutânea (por contato direto com a pele), parenteral (por inoculação intravenosa, intramuscular ou subcutânea), por contato direto com as mucosas, por via respiratória (por inalação) e por via oral (por ingestão);