Em relação ao sincretismo religioso, São Pedro corresponde, nas crenças do Candomblé, ao orixá Xangô. Ambos são símbolos de força e liderança, e, por isto, são relacionados. Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão e os raios.
Meu Pai Xangô, tu que és defensor da justiça de Deus e dos homens, dos vivos e dos além da morte, tu, com tua machadinha de ouro, defende-me das injustiças, acobertando-me das mazelas, das dívidas, dos perseguidores mal-intencionados. Protege-me meu glorioso São Judas Tadeu, Pai Xangô na umbanda.
“Arroboboi Oxumarê! Orixá Cobra, Senhor do Arco-íris, das riquezas do mundo, responsável pela renovação dos ciclos deste mundo! ... Peço-lhe, Pai, sua benção para que a riqueza, a prosperidade e o sucesso acompanhe-me onde eu for! Que eu seja sempre merecedor de estar sob sua proteção.
Prece ao Orixá Oxumaré Salve as sete cores que te revelam no céu. o que nasce e que se transforma. suor vire riqueza, que eu vença e que ninguém se oponha a mim. Creio em ti, Babaê!
Dentro da Umbanda os Orixás são guias, e entidades representadas pela natureza. Elas são aliados das pessoas, as ajudando, protegendo e guiando aqueles que nascem como seus filhos. Sabe- se somente qual orixá te protege e te guia após um ritual religioso.
Acender velas, tomar banhos de descarrego, defumar a casa e fazer oferendas regulares para os orixás e entidades que nos protegem proporciona mais sorte na vida, no amor, no trabalho, mais saúde, etc.