Vamos listar então alguns medicamentos que podem ser tóxicos para os gatos dependendo da dose e alguns que devem ser evitados em qualquer dose.
Falta de higiene pessoal: os gatos são animais que possuem hábitos de limpeza, descuidar da sua higiene não é próprio deles e pode indicar que a saúde não está em perfeitas condições. Orelhas quentes: as orelhas e as patas podem estar quentes e vermelhas.
A temperatura média de um gato é um aliado importante na identificação da febre. Dessa forma, é essencial saber que esse índice deve variar entre 38,1ºC e 39,2ºC. Eles, naturalmente, já são bem quentinhos, mas se o animal apresentar uma temperatura superior, é sinal de um possível problema de saúde.
As orelhas “ficam quentes”, ou melhor, vermelhas, porque têm uma grande rede circulatória e uma pele bem fina, o que deixa mais visível o sangue que passa por lá. Por isso, basta a pessoa ter uma vasodilatação – o aumento da espessura dos vasos sanguíneos – para a coisa “esquentar”.
A médica veterinária Tatiana Brasil explica que as causas são diversas. “Inflamações no conduto auditivo (otites), carrapatos, corpo estranho e pólipos no canal auditivo podem induzir para que o animal apresente o comportamento de coçar excessivamente as orelhas, rompendo os vasos sanguíneos”, detalha.
Tratamento dos fungos em gatos Ele pode ser tópico, com banhos semanais e shampoos antifúngicos, ou via oral. Os tratamentos antifúngicos precisam de um tempo de aplicação prolongado para acabar por completo com a condição, já que os fungos são muito resistentes.
Tratamento para sarna otodécica em gatos