crossorigin="anonymous">
“A massa atômica de um átomo é a sua massa determinada em unidades de massa atômica (u), sendo que 1 u é igual a 1/12 da massa de 1 átomo de carbono 12.”
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
O número atômico, simbolizado pela letra Z, corresponde à quantidade de prótons existentes no núcleo do átomo de determinado elemento químico. Por exemplo, o número atômico do hidrogênio é 1, o que significa que ele possui somente 1 próton em seu núcleo atômico.
* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Essa referência matemática indica a quantidade de prótons e nêutrons no núcleo de um átomo. Número de massa (representado pela letra A maiúscula) é a denominação utilizada para determinar a quantidade prótons e nêutrons presentes no interior do núcleo de um átomo qualquer (representado pela sigla X).
Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica
Como descobrir familia e periodo pela distribuição eletronica
Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).
O número da ordem do período indica o número de níveis energéticos ou camadas eletrônicas do elemento. As colunas verticais constituem as famílias ou grupos, nas quais os elementos estão reunidos segundo suas propriedades químicas. Da família 1 e 2 e 13 até 18 chamamos de elementos representativos.
Os elementos químicos que estão localizados na mesma coluna da Tabela Periódica são considerados da mesma família pois possuem propriedades físicas e químicas semelhantes. Esse elementos fazem parte de um mesmo grupo porque apresentam a mesma configuração de elétrons na última camada (camada de valência).
Em química, denomina-se grupo cada coluna vertical da tabela periódica. ... Esses elementos também aparecem organizados em linhas verticais que são denominadas de famílias ou grupos dos elementos. Atualmente, as famílias vão de 1 até 18.
Resposta: Os Grupos ou Famílias são as colunas verticais da tabela periódica, onde os elementos possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Muitos elementos dos grupos estão relacionados de acordo com as propriedades químicas.
Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres. O hidrogênio, entretanto, é um elemento estudado à parte de tais grupos, pois suas propriedades são distintas.
Os elementos químicos da Tabela Periódica são classificados em cinco grandes grupos: metais, ametais (ou não metais), semimetais, gases nobres e hidrogênio. Metais: os metais constituem a maior parte dos elementos existentes (dois terços).
Resposta. Resposta: Uma das formas em que os elementos químicos são classificados na Tabela Periódica é dividindo-os em cinco grupos de acordo com as suas propriedades físicas e químicas. A seguir, temos como é feita essa classificação em: hidrogênio, semimetais, ametais, gases nobres e metais.
metais
Os metais alcalinoterrosos são todos os elementos químicos que compõem a família IIA da Tabela Periódica. Os metais alcalinoterrosos são os elementos que compõem a família IIA ou grupo 2 da Tabela Periódica.
Acima agrupei os elementos em ''grupos'' para você entender o porquê . Basicamente , portanto , elementos que pertencem ao mesmo período são . C, N, O, F, S, Cl, Br, Na, K, Ca, Ba , He , H , Ba , Au e Fe .
Os elementos de um mesmo grupo da tabela apresentam as mesmas propriedades fisico-químicas, devido ao mesmo número de elétrons na camada de valência (última camada de elétrons).
Os elementos pertencentes a uma mesma família ou grupo apresentam propriedades químicas semelhantes, pelo fato de possuírem o mesmo número de elétrons na camada de valência. ... As linhas verticais são denominadas grupos ou famílias, e representam os elementos que estão relacionados em suas propriedades.
Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18. Os elementos representativos possuem o elétron mais energético no subnível s ou p, dependendo da família a que pertence. ...