É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.
Descrição: Doença parasitária crônica de caráter endêmico, restrita a áreas focais. Transmissão: O ser humano é a fonte primária de infecção, o parasita nematóide Wuchereria bancrofti é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).
A melhor forma de prevenção é o combate tanto ao vetor, o mosquito C. quinquefasciatus, quanto às suas larvas com a utilização de inseticidas e saneamento ambiental. Assim que forem percebidos os sintomas da filariose, um médico deve ser consultado.
A filariose, ou elefantíase brasileira, é causada pelo nematelminto Wuchereria bancrofti e ocorre só na espécie humana. Ele tem como transmissores da doença as fêmeas dos mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia ou Aedes, hospedeiros intermediários típicos de clima úmido e quente.
A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa ...
O diagnóstico da elefantíase é feito pelo infectologista ou clínico geral através da observação dos sinais e sintomas apresentados, além de ser necessário para confirmar o diagnóstico a realização de exames de sangue que ajudam a identificar o parasita ou a resposta imunológico do organismo.
Os vermes adultos se instalam no sistema linfático,esses vermes podem provocar feridas e inflamações tenebrosas.
A Oncocercose é uma doença parasitária crônica decorrente da infecção produzida pelo nematódeo Onchocerca volvulus, que se localiza no tecido subcutâneo das pessoas atingidas. A causa principal é a picada do inseto conhecido como borrachudo ou pium infectado com larvas do parasita.
As microfilárias alcançam diferentes partes do organismo, como olhos, linfa, urina, saliva, líquor e, às vezes, até a corrente sanguínea. Embora algumas possam maturar em outras localizações dentro do organismo, gerando novos nódulos, a maior parte morre devido ao combate por parte do sistema imunológico.
A estrongiloidíase é uma infecção intestinal causada pelo parasita Strongyloides stercoralis, que provoca sintomas como diarreia, dor abdominal e excesso de gases intestinais.
Oncocercose é uma infecção causada pelo nematódeo filarioide por Onchocerca volvulus. Os sintomas são nódulos subcutâneos, prurido, dermatite, adenopatia, atrofia e formação de cicatrizes na pele, e lesões nos olhos que podem levar à cegueira.
A contaminação por ele se dá pela ingestão de seus ovos, geralmente encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato anterior com fezes humanas contaminadas.
A oncocercose, também conhecida como "cegueira dos rios" ou "mal do garimpeiro", é uma doença causada por infecção pelo verme parasita Onchocerca volvulus. Sintomas incluem coceira, caroços sob a pele e cegueira. Ela é a segunda causa mais comum de cegueira devido a uma infecção, depois da tracoma.
Ascaridíase é a infecção causada por Ascaris lumbricoides, um verme nematódeo intestinal ou, ocasionalmente, por Ascaris suum (que causa ascaridíase em porcos). As pessoas adquirem a infecção ao engolir ovos do verme nematódeo, geralmente nos alimentos.
Um individuo contaminado pelo verme elimina diariamente milhares de ovos de Ascaris pelas fezes. Em locais sem saneamento básico adequado, estas fezes contaminam solos e água. A transmissão do áscaris ocorre quando uma pessoa sadia ingere acidentalmente estes ovos presentes no ambiente.
Albendazol (ovocida, larvicida e vermicida), 400 mg/dia, em dose única para adultos; em crianças, 10 mg/kg, dose única; Mebendazol, 100 mg, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.
A ascaridíase é a doença causada por vermes parasitas mais disseminada no pelo mundo. A infecção acontece pela ingestão dos ovos do verme Ascaris Lumbricoide, e é popularmente conhecida como lombriga.
Ciclo de Vida Os ovos eliminados com as fezes contêm os embriões de Ascaris em seu interior. Após alguns dias, ainda dentro do ovo, o embrião transforma-se em larva, que após passar por duas mudas, pode infectar quem a ingerir. Os ovos podem contaminar o solo, a água ou alimentos.
Os remédios para lombriga mais utilizados são:
Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos, que podem estar presentes na terra, em carnes cruas ou em superfícies sujas, e que conseguem se desenvolver no intestino, depois de ingeridos.
10 remédios naturais para vermes
Os sintomas de vermes no corpo do ser humano variam de acordo com a verminose, sendo que o sinal mais evidente é a presença do verme nas fezes....Outros sintomas comuns são: