Sintomas de pedra nos rins
Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.
As proteínas facilitam o acúmulo de ácido úrico nos rins, que corresponde a 10% dos casos de pedras no rim. Escarola, espinafre, chás preto e chá mate, além de chocolate também agem negativamente para a formação de cálculos, pois possuem fosfato. Quem já tem tendência deve evitar.
Ingestão de bebidas cítricas ajuda a prevenir pedras nos rins. VERDADE — Sucos naturais de frutas cítricas, como limão e laranja, são ricos em ácido cítrico e são eliminados na urina na forma de citrato. A eliminação do citrato na urina ajuda a prevenir a formação de cálculos renais.
É indicado em casos de anemia, trata de problemas de fígado e do baço e é um ativador da circulação sanguínea. Seu suco é recomendado contra o reumatismo e problemas nos rins.
Olá! O cranberry não deve ser consumido em excesso quando há histórico de cálculos renais, pois contém substâncias como oxalato e cálcio. Entretanto, em quantidade adequada a ser determinada por nutricionista ou nefrologista de sua confiança, pode ser utilizado.
Como consumir O recomendado é que se consuma 100 gramas da fruta ou duas cápsulas de 250 mg e 400 mg por dia. No caso de sucos, de 200 ml a cerca de 480 ml por dia.