Apesar de muita gente achar que sim, o piolho de cobra não é venenoso. Na verdade, o inseto não possui nenhum tipo de estrutura capaz de injetar venenos, como garras ou ferrões. A confusão acontece porque outro animal da mesma classe, a centopeia, possui veneno.
Os milípedes podem viver entre um e dez anos, dependendo da espécie.
Hennen também desconhecia qualquer caso de animais que comem piolho-de-cobra para fins medicinais. Melhor remédio? Não sendo os piolhos-de-cobra uma fonte alimentícia benéfica para os lêmures-da-face-vermelha, Peckre e seus coautores apresentam a hipótese de que os animais podem estar comendo-os por outros motivos.
Possuem o corpo dividido em cabeça e tronco. Na cabeça, possuem um par de antenas, dois pares de olhos simples e os maxilípedes. O tronco é formado por numerosos segmentos, cada um com um par de pernas articuladas.
Dentro de casa, medidas como vedar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, vistoriar roupas e calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias podem evitar a entrada dos escorpiões e outros peçonhentos. “Os encanamentos são locais bastante procurados por escorpiões.