O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.
São placas para moldeiras de formato quadrado ou redondo, indicadas para a confecção de moldeiras via vácuo formagem. São fabricadas em EVA (copolímero Etileno/Acetato de Vinila). CARACTERÍSTICAS: - São indicadas para a confecção de placas de proteção para tratamento de bruxismo.
Dependendo do tempo que a placa fica sem ser utilizada, encaixá-la aos dentes pode até mesmo ser impossível. Utilize sua placa diariamente e restrinja a poucos dias o período sem uso do dispositivo. Troque a sua placa para bruxismo a cada dois anos (no máximo!).
Além disso, é preciso levar em contato o estado de conservação do acrílico das placas com relação ao acúmulo de manchas, placa bacteriana e até mesmo tártaro. De forma geral, a placa para bruxismo é confeccionada para durar 6 meses, porém o uso cuidadoso de placas bem concfeccionadas pode se extender por até 12 meses.
O profissional mais capacitado para o tratamento/controle do bruxismo é o Cirurgião Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM DOF). Hoje em dia, é sabido que a ortodontia não trata o bruxismo, e que a oclusão nada tem a ver com o bruxismo, como acreditou-se por muitos anos.
Muitas vezes causado por alguma tensão psicológica ou física, o bruxismo pode ser minimizado com a ajuda de diferentes técnicas de relaxamento, desde métodos como massagens e panos quentes no local para relaxar os músculos da face até terapia.
A placa para ATM funciona assim: ao bloquear o contato entre os dentes, as estruturas da articulação temporomandibilar – como discos e ligamentos – posicionam-se de forma mais saudável e livres de contatos compressivos.
A placa de bruxismo é conhecida também como placa miorrelaxante ou placa de mordida. Ela é um dispositivo feito sob medida para cada pessoa e que promove uma proteção nos dentes para evitar o contato entre as arcadas dentárias.
Como é feita a placa para bruxismo e qual é a melhor Antes de mais nada, a placa miorrelaxante deve ser indicada apenas por um dentista após a avaliação clínica de cada pessoa. Apenas um dentista pode selecionar o material adequado para cada caso.
O tratamento para a disfunção têmporo-mandibular, também conhecida como dor na ATM, é feito com base na sua causa, e inclui uso de placas de mordida para aliviar a pressão na articulação, técnicas de relaxamento dos músculos faciais, fisioterapia ou, em casos mais graves, realização de cirurgia.
Desconforto ao realizar movimentos corriqueiros da boca: abrir, fechar ou até mesmo mastigar. Trata-se da disfunção da articulação temporomandibular (DTM), popularmente conhecida como dor na ATM.
Problemas crônicos na ATM costumam ser classificados como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também chamada de dor orofacial. Aqui, estão incluídos sintomas como mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca.
No tratamento das desordens temporomandibulares (DTM) podem ser utilizados a termoterapia, como o calor superficial em região de face e cervical no caso de dor orofacial ou a crioterapia nos casos articulares, como deslocamento anterior do disco.
O que é ATM? É a articulação temporomandibular, uma articulação que liga o maxilar ao crânio. A DTM é a disfunção da articulação temporo mandibular que pode, por exemplo, não estar funcionando adequadamente.
O que é DTM Essa sigla se refere à disfunção temporomandibular, nome dado ao conjunto de sinais e sintomas que afeta a musculatura da mastigação e/ou a articulação temporomandibular (ATM) – aquela situada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha.
A DTM tem como uma das principais causas o estresse e a ansiedade, e por isso também está diretamente ligada ao bruxismo, hábito de ranger os dentes. Lesões na cabeça, no pescoço e nos maxilares, má oclusão e encaixe ruim dos dentes e doenças como artrite também podem ser causadoras da DTM.
Essas articulações possibilitam os movimentos da boca como abertura, fechamento, e funções como mastigar, falar e engolir. O que é DTM? DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação.
São sinais e sintomas específicos de doenças na ATM:
A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).
O Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu em 2002 a Disfunção Temporomandibular (DTM) e a Dor Orofacial como uma especialidade à parte. Por isso, a principal indicação de um profissional adequado para tratar ATM é o cirurgião-dentista.
Raio X da articulação temporomandibular (ATM): São realizada duas radiografias para a analise da ATM, uma é com a boca fechada e a outra com a boca aberta o máximo que o paciente puder, ajuda a avaliar o grau de movimentação e a relação com as estruturas vizinhas.