A terapia broncodilatadora é central para o manejo da DPOC. Esse tratamento produz pequenos aumentos da função pulmonar medida pela espirometria e uma redução da hiperinsuflação dinâmica que leva à dispneia da DPOC.
Este processo é denominado "hiperaeração" ou "hiperinsuflação pulmonar". A hiperinsuflação por exercício físico está ligada à falta de ar na DPOC, uma vez que a respiração é menos confortável quando os pulmões estão já parcialmente cheios. A hiperinsuflação pode também agravar-se durante uma exacerbação.
Aprisionamento de ar ou hiperinsuflação pulmonar é o aumento da capacidade ar armazenado nos pulmões, causado pela dilatação dos músculos respiratórios, comprometendo a capacidade mecânica dos mesmos e, consequentemente, da respiração.
Caracteriza-se por obstrução brônquica progressiva, não completamente reversível, que é causada por uma resposta inflamatória anormal dos pulmões a partículas e gases nocivos. Trata-se de uma doença claramente relacionada com o hábito de fumar.
6 sintomas que você deve desconfiar que está com problema pulmonar
Para conseguir se acalmar, essa técnica propõe que você inspire e segure a respiração por sete segundos. Em primeiro lugar, expire até o seu limite. Depois, inspire contando até quatro e segure a respiração por mais três segundos. Expire novamente enquanto conta até sete e repita esse ciclo por três vezes.