- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. - Supinada - o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé. - Neutra - começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro.
A pisada neutra caracteriza-se pelo apoio uniforme do pé no solo, não apresenta desvios rotacionais nem para dentro e nem para fora, por apresentar um bom arco plantar, favorece a distribuição homogênea da carga corporal.
Significado de Pisada substantivo feminino Ação de pisar. Pegada, rasto. Pisadela. [Regionalismo: Nordeste] Andadura do cavalo.
antepé
- Com o calcanhar (retropé): é a maneira mais comum de aterrissagem, na qual a primeira parte do pé que toca o chão é o calcanhar. Aproximadamente 75% das pessoas correm dessa forma, e ela é a que mais gera impacto sobre o corpo do corredor.
Para corrigir, o ideal é, inicialmente, identificar o tipo de pisada. “Existem tênis para corridas que vêm específicos para os tipos de pisadas. Um profissional da área de saúde, como um educador físico, fisioterapeuta ou ortopedista, pode orientar sobre o tipo de pisada.
Melhorando sua postura ao caminhar e ficar de pé
As informações na internet sobre o tema, em sua maioria, pregam que o correto é tocar o pé no chão na aterrissagem com a parte mais anterior do pé, e não com o calcanhar. ... O calcanhar também toca o chão, mas é apenas alguns milésimos de segundo após a parte da frente do pé.
O mediopé é formado por cinco ossos distintos: o navicular, o cubóide e os cuneiformes medial, intermédio e lateral. Essa região é separada do antepé e do retropé por duas linhas articulares bem específicas: a articulação de Chopart e a articulação de Lisfranc.
Os tratamentos para pé chato na infância geralmente são iniciados após os 6 ou 7 anos de idade, com:
A Fisioterapia Ortopédica auxilia principalmente casos de pisada pronadora. O fisioterapeuta atua com realização de exercícios que fortalecem a musculatura da planta dos pés, como caminhar na pontinha dos pés e pelo calcanhar, fazer movimentos circulares com as pontas dos pés, tentar pegar objetos com os dedos dos pés.
O pé chato pode ter como causa uma predisposição familiar ou ainda ser decorrente de um componente de hiperfrouxidão ligamentar.
A presença do pé plano entre os adultos, em alguns casos, é ocasionada por uma ruptura tendinosa, que pode ser tanto traumática, quanto degenerativa. Conforme o nível de gravidade do paciente, o pé plano poderá se apresentar acompanhado de dor intensa, desequilíbrio mecânico e desgaste funcional.
- Pé cavo: pisa em dois apoios, o calcâneo e o ante pé. Portanto, tende a ter dores nessas regiões e tendinites na lateral (tendões fibulares); - Pé chato: geralmente tem tendinite do lado de dentro no tendão tibial posterior e muitas vezes pode causar a barra óssea, uma deformação que bloqueia a flexibilidade dos pés.
Pé normal: estrutura muscular e óssea sem deformidade. Pé chato ou pé plano: a região plantar inteira toca o solo, devido a inexistência do arco plantar, a curvatura da sola do pé é reduzida. Pé curvo ou pé cavo: possui estrutura do arco plantar excessivamente alto.