Por Que O Beb Nasce Com Fissura Labial?

Por que o beb nasce com fissura labial

O lábio leporino, também chamado de fissura labial, é uma malformação fetal em que o bebê nasce com uma divisão no lábio superior que pode se prolongar até o nariz, o que pode acontecer devido a fatores genéticos e ambientais, como consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez, deficiências nutricionais na gestação ou uso de alguns medicamentos nos primeiros 3 meses de gravidez.

Em alguns bebês, as partes da frente e de trás do palato possuem abertura. Para outros, apenas uma pequena parte no canto do céu da boca é atingida, conectando-se à gengiva ou mesmo aos lábios. Há casos em que a criança pode ter tanto a fenda palatina quanto a fissura labial ao mesmo tempo.

Como é a alimentação de crianças com fissura labial?

Nem sempre as fendas nos lábios e no palato são perceptíveis nos primeiros meses do bebê. E apenas o pediatra poderá diagnosticar com mais exatidão se a criança, de fato, apresenta essa condição.

eu tenho 26 anos nascir com labios pardal . so fiz uma cirugia quando eu era pequena , eu tenho nariz meio tordo e sicatriz .. eu nao tenho conticao de paga um medico pra mi operar , eu sofro muito com isso .. seraa que vcs podem me ajudar por favor

É difícil dizer com exatidão o que causa essas condições, mas existe uma grande chance de ambas estarem relacionadas a fatores genéticos, herdados por uma das famílias. Além disso, alguns fatores ambientais também podem aumentar o risco de malformação congênita, segundo a ciência.

Sangue nas fezes e sangramento anal

Sangue nas fezes e sangramento anal

Durante a gravidez, a microcefalia pode ser diagnosticada através de ultrassom (que mostra imagens do corpo do bebê). Para diagnosticar microcefalia durante a gravidez, o teste de ultrassom deve ser feito a partir do segundo trimestre e até o começo do terceiro trimestre.

Ela ainda costuma ser confundida com outra má-formação congênita: a fenda palatina. Por isso, hoje vou te explicar tudo a respeito das diferenças entre essas condições, como impactam na amamentação e como tratá-las:

Por otro lado, la exposición a ciertos factores ambientales durante el embarazo puede aumentar el riesgo de desarrollar labio leporino o fisura palatina. Entre estos factores se incluyen:

Perguntas e respostas sobre cuidados na volta às aulas na pandemia

Essa situação é influenciada pela genética, de forma que o histórico familiar de lábio leporino pode aumentar a chance de um bebê nascer com essa alteração. Além disso, alguns fatores parecem aumentar o risco de lábio leporino, como é o tabagismo e o consumo de álcool na gravidez, deficiências nutricionais na gravidez e o uso de algum medicamento anticonvulsivante, para acne, artrite ou psoríase nos primeiros 3 meses de gravidez.

Já a fenda palatina ocorre, como o nome sugere, no palato. Essa região é o céu da boca, e costuma ser formado entre a sexta e a nona semana de gravidez. Assim como na fissura labial, a fenda no palato surge em situações em que os tecidos celulares não se unem o suficiente nessa fase.

Uma vez que a presença da fissura no lábio pode causar dificuldade para o bebê se alimentar, é indicado que seja utilizada uma mamadeira com bico especial até que o bebê complete 3 meses, que é a idade recomendada para que seja feita a cirurgia para juntar o lábio.

Embolia pulmonar

Embolia pulmonar

Oii Boa noite eu também tenho fissura labial é quero dizer a vc q vc pode sim fazer a cirurgia vá atrás q vc conseguir estou com 22 anos e desde pequena venho correndo a trás é se Deus Quiser vou terminar tá mas perto q longe

Em ambos os casos, o tratamento indicado é a realização de um procedimento cirúrgico por volta dos 10 a 12 meses de vida. Mas as indicações podem variar dependendo da idade, necessidades e gravidade de cada caso.

Em 2022 os dois sites Trocando Fraldas e Famivita foram unidos. Mais de 2000 artigos ajudam mensalmente mais de 3 milhões de mulheres com informações sobre fertilidade, gestação e maternidade

Notícias

Procura o centrinho ups, hospital referencia em Labio leporino, fiz meu tratamento lá desde os 6 meses de vida, tenho 25 anos estou encerrando meu tratamento com rinoplastia ,hospital referencia e tudo gratuito.

Bebês com fissura labial apresentam menos dificuldades para amamentar, mas podem ter uma menor absorção do leite. Por isso, pode ser necessário extrair mais leite após a mamada para garantir a estimulação necessária para que as mamas continuem produzindo o alimento.

Esse procedimento é considerado simples, porém é bastante delicado e, por isso, é preciso que seja feito sob anestesia geral para garantir que o bebê não se movimente muito. Entenda como é feita a cirurgia para lábio leporino.

Qual ultrassom detecta lábio leporino?

·         Faça sempre a alimentação com o bebê numa posição ereta, para impedir que a comida escorra pela fissura. Se precisar, segure o pequeno para que ele fique bem apoiado durante a alimentação.

+ Menino adota gato que nasceu tão diferente quanto ele e o resultado é surpreendente

Adorei seu site e seus vídeos. Bom, tenho 32 anos, sou uma tentante há 4 meses, casada há 6 anos e meio e nasci com uma fenda palatal. O palato (céu da boca) era totalmente aberto até a garganta e não consegui ser amamentada porque o leite voltava pelo nariz. O diagnóstico foi quase uma sentença de morte, meus pais e familiares ficaram muito desesperados e só autorizaram a cirurgia com 2 anos e 7 meses. Faço acompanhamento com o otorrino mas por conta de alergias e problemas respiratórios. Ele disse que minha cirurgia foi muito bem feita e ficou perfeita. Mesmo assim ficava preocupada em que meus filhos pudessem nascer assim, mas a gineco me deixou mais aliviada, pois não é genético e sim má formação. Beijos.

Índice

A fenda palatina é quando o bebê nasce com o céu da boca aberto, formando uma fenda nesse local. Na maioria das vezes, a fenda palatina é acompanhada pelo lábio leporino, que corresponde à abertura nos lábios, podendo chegar até o nariz.

Já para crianças com fenda palatina, a dificuldade é um pouco maior, e também pode ser indicado por um fonoaudiólogo ou profissional de nutrição o uso de uma mamadeira especial que facilite a sucção.

O que significa fissura palatina?

A fissura palatina é uma malformação congênita, decorrente da falta de fusão do palato durante o período intra-uterino. As alterações morfológicas e funcionais decorrentes desta patologia afetam principalmente a alimentação e a fala.

Quais as causas da fissura labial?

“A fissura pode ter causa genética e pode estar associada ou não a outras anomalias. Pode estar relacionada ainda a fatores ambientais como obesidade e deficiência de vitaminas na mãe, ou ao uso de determinados medicamentos, cigarro e álcool no início da gestação”, observa Helder Aguiar.

Quais os tipos de fissura palatina?

De acordo com a classificação de Spina, as fissuras são divididas em quatro categorias, são elas: fissuras pré-forame incisivo, fissura transforame, fissura pós-forame, fissura raras da face.

Quem faz a cirurgia de fissura labiopalatina?

Fonoaudiologia: responsável pelo acompanhamento do desenvolvimento da fala, considerando as dificuldades fonoarticulatórias que as pessoas apresentam em decorrência da fissura.

Por que acontece a fissura palatina o lábio leporino a Micrognatia a Glossoptose?

Não há uma causa exata para o aparecimento dessa doença, mas existem algumas hipóteses que o desenvolvimento desta anomalia pode estar relacionada à hereditariedade, mecanismos intrauterinos e até a fatores metabólicos.

Qual a causa da fenda labial?

Os desequilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais e certas drogas utilizadas durante a gestação podem ser apontadas como possíveis causas. A fissura palatina ocorre quando há uma abertura direta entre o palato, ou céu da boca, e a base do nariz.

Como se classificam as fissuras labiopalatinas?

Podem ser classificadas em unilateral (só de um lado), bilateral (nos dois lados) ou mediana (no meio).

Qual estrutura anatomia é empregada na classificação do paciente portador de fissura labiopalatina?

A figura abaixo ajuda a entender onde se localiza o forame incisivo, ponto anatômico de referência no diagnóstico da fissura. No HRAC, adota-se a Classificação de Spina et al1 modificada por Silva Filho et al2 : Fissuras pré-forame incisivo: (ver mais)

Quais os tipos de fissura?

Olin (1960), classifica as fissuras em quatro tipos: Grupo I são as fissuras de lábio, Grupo II são as fissuras de palato, Grupo III são as fissuras de lábio e palato e Grupo IV fissuras de lábio e processo alveolar sem envolvimento do palato (ALTMANN, 1997).

Quais são as causas da fissura palatina?

Tanto fatores ambientais como genéticos podem estar envolvidos na formação de lábio leporino ou fenda palatina. O consumo de tabaco, bebidas alcoólicas ou outras drogas durante a gestação pode aumentar o risco de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina.