A alteração mais frequente é a voz rouca. Outras alterações também podem ocorrer como a voz fraca, cansaço para falar, dor para falar, falhas da voz, voz muito fina nos homens ou muito grossa nas mulheres.
A mudança da voz pode ocorrer no período entre seis meses até um ano, um ano e meio, no máximo, tempo suficiente para que o tom da voz possa se estabilizar. Mas há em alguns casos de jovens que o tempo fica prolongado, chegando mesmo a três anos.
Um problema de voz, chamado de disfonia, pode ser um sintoma de um problema maior de saúde do corpo, como de doença de Parkinson (que provoca voz mais fraca e trêmula) ou um problema mental, como depressão (com voz mais fraca e grossa). Assim, nem sempre um problema de voz tem sua causa nas “cordas vocais”.
A alteração normalmente ocorre entre os 13 e os 15 anos. Isso explica as alterações na voz, que ora afina, ora engrossa, ora fica rouca – sim, é só uma fase. O engrossamento da voz é considerado um aspecto sexual masculino secundário.
A voz é produzida quando o ar respiratório (vindo dos pulmões) passa pelas pregas vocais, e por nosso comando neural, por meio de ajustes musculares, faz pressões de diferentes graus na região abaixo das pregas vocais, fazendo-as vibrarem.
Como encontrar o seu tom de voz A melhor opção é realizar o teste ao lado de um profissional de música, pois ele poderá conferir se você está entoando as notas musicas corretamente, além de fazer uma avaliação mais precisa. O timbre vocal depende das dimensões e da forma das cavidades de ressonância.
Pratique a cantoria.