O diâmetro primitivo (Dp) da engrenagem helicoidal é calculado pela divisão do comprimento da circunferência primitiva por p (3, 14). O comprimento da circunferência primitiva (Cp) é igual ao número de dentes (Z) multiplicado pelo passo circular (Pc).
O `diametral pitch´ (passo diametral) P é usado com sistema de unidades inglesas e é a razão do número de dentes em uma engrenagem e o diâmetro primitivo em polegadas.
As engrenagens dentes retos têm uma ampla gama de aplicações, sendo utilizadas em motores, como marítimos e de automóveis, relógios, máquinas de lavar roupa, siderúrgicas e na fabricação de trens.
Diâmetro Primitivo - é o diâmetro da circunferência que passa pelos centros dos pinos da corrente quando a mesma está envolvendo a engrenagem. Diâmetro de fundo de dentes - é o diâmetro da circunferência tangente aos pontos mais internos da porção circular dos dentes da engrenagem.
Para selecionar o tipo de corrente é necessário conhecer alguns fatos: a potência que deve ser transmitida, a rotação do pinhão (engrenagem menor) e as condições operacionais. Se possível, selecione pinhões com um número mínimo de 17 dentes.
Passo de uma corrente é a distância entre os centros dos pinos. Muda também a espessura das placas (internas e externas), assim como a capacidade de carga da corrente. Uma corrente 530 aguenta mais carga (força) que uma 520.
Diâmetro externo é toda reta que corta dois pontos da circunferência, passando pelo centro dela. Na figura abaixo, está representada por DE. Circunferência: é o espaço geométrico de uma região circular. Num conceito mais fácil circunferência é quando se completa uma volta inteira.
Como calcular um diâmetro interno de um cano