O músculo pectíneo é um músculo plano encontrado na parte superomedial da região anterior da coxa. Os compartimentos fasciais dos músculos da coxa são específicos, visto que cada um recebe uma inervação particular.
Funções. O músculo adutor magno é um poderoso adutor da coxa, trabalhando de forma coordenada com os músculos adutor longo, adutor curto e pectíneo. Além da adução da coxa, todos esses músculos são importantes estabilizadores da pelve sobre o membro inferior durante a marcha.
O músculo sartório é um músculo de duas articulações e move tanto a articulação do quadril quanto do joelho. Apesar de anatomicamente ser considerado um extensor da coxa, sua contração na verdade causa uma flexão da articulação do quadril.
O tratamento inicial inclui modificação da atividade, que pode incluir, temporariamente, muletas. O gelo e a medicação anti-inflamatória são apropriados para as lesões musculares agudas. À medida que os sintomas melhoram, exercícios suaves de alongamento e fortalecimento são apropriados.
O aparelho abdutor pode auxiliar na adução e a abdução do quadril, que apresentam as seguintes características: Adução: quando a coxa fica próxima ao eixo central do corpo, como se estivesse em um movimento “para dentro”. Aqui, são trabalhados os adutores curto e longo, grácil, pectíneo e magno.
Os treinos de abdução e adução ajudam a reduzir gorduras, flacidez e celulites nos glúteos, quadril e coxas, além de proporcionarem a tonificação dos músculos exercitados. Os movimentos de abrir e fechar a perna podem, inclusive, auxiliar no combate à pressão alta e diminuir os riscos de ataques cardíacos.
Geralmente conjugados com a adução, os exercícios de abdução consistem em abrir e fechar as pernas com algum tipo de peso para aumentar o esforço muscular. O treino de abdução pode ser feito em cadeiras abdutoras com movimento exclusivo de abertura das pernas.
Significado de Abdução substantivo feminino Ato de abduzir, de retirar algo ou alguém violentamente de algum lugar.
ABDUÇÃO: movimento articular que afasta o segmento da linha mediana do corpo. Ocorre no plano frontal.
O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução. O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal).
Rostral é usado, particularmente na cabeça, para descrever a posição de uma estrutura com referência ao nariz. Dois outros termos usados para descrever a posição de estruturas no corpo são superficial e profundo.
Os movimentos que ocorrem no PLANO SAGITAL essencialmente o fazem em direção ântero-posterior. São exemplos: FLEXÃO, EXTENSÃO E HIPEREXTENSÃO. Esses movimentos giram em torno do EIXO HORIZONTAL ou TRANSVERSAL.
O movimento de pronação tem como resultado pôr o dorso da mão para 'cima' (anterior) e o polegar apontado medialmente. Na posição anatômica, o antebraço encontra-se em sua posição oposta, denominada "supinado", onde o polegar encontra-se voltado lateralmente e a palma da mão anteriormente.
Movimento do antebraço com o qual a palma da mão fica virada para baixo quando o membro está em posição horizontal, ou fica virada para trás quando o membro está caído em posição vertical.
[ Anatomia ] Posição de quem está deitado com o peito para baixo, por oposição à supinação; posição de bruços.
Esternoclavicular. A esternoclavicular é uma articulação que faz a ligação entre o membro superior e o esqueleto axial, que é cabeça e tronco. Esta articulação permite realizar os movimentos de elevação, depressão, protração, rotação e retração.
Tronco. O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado.
Tronco: É formado pelo pescoço, tórax e abdômen. Dentro do tórax encontramos os pulmões e o coração. No abdômen encontramos o estômago, fígado, intestino, rins, e bexiga.