DEFINIÇÃO. A bradicardia é o ritmo cardíaco irregular ou lento, normalmente com menos de 60 batimentos por minuto. Nesse ritmo, o coração não consegue bombear o sangue rico em oxigênio de forma suficiente para o seu corpo durante uma atividade ou exercício físico.
Mostrar especialistas Como funciona? A bradicardia sinusal,desde que não seja sintomática, não representa nenhum problema para realização de cirurgia de varizes.
A bradicardia terá indicação de intervenção apenas se houver sinais ou sintomas claramente associados ao ritmo cardíaco lento. São sintomas: desconforto ou dor torácia, falta de ar, nível de consciência reduzido, fraqueza, fadiga, tontura, síncope ou pré-síncope.
Os pacientes com parada cardíaca iminente ou os pacientes instáveis com bradicardia precisam o tratamento imediato. A droga da escolha é geralmente atropina 0.
Quais os riscos da anestesia geral? Apesar de extremamente segura, a anestesia geral não está isenta de riscos ou complicações. A mortalidade relacionada a anestesia é rara e vem declinando significativamente nas últimas 5 décadas. Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios.
No caso de urgência e o paciente com pressão descontrolada, usa-se um anestésico sem vasoconstritor, de acordo com a indicação do dentista. No caso de insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio recente, deve-se usar anestesia sem vasoconstritor, como a mepivacaína.
Estando com pressão alta ou diabetes você pode, sim, se submeter à cirurgia, porém há necessidade de alguns cuidados específicos.
Para pacientes hipertensos controlados, a lidocaína 2% com o vasoconstritor adrenalina, na concentração 1:100.