A guerra entre Rússia e Ucrânia, que teve início no dia 20 de fevereiro de 2022, já fez inúmeras vítimas em ambos os países, prejudicou diversos setores da economia global e também deixou uma lacuna no segmento da aviação. Um bombardeio russo destruiu por completo o Antonov AN-225 Mriya, até então o maior avião de carga do mundo.
Esta aeronave já foi considerada o segundo maior avião de carga do mundo, atrás apenas do AN-225, mas hoje ocupa o quarto lugar no ranking. O AN-124 transporta tanto cargas militares quanto "normais"; para isso, faz uso de suas impressionantes dimensões: 69,10 metros de comprimento x 21,08 m de altura x 73,3 m de envergadura. O peso máximo de decolagem é de impressionantes 405 toneladas.
Apesar de ser o avião cargueiro com maior seção interna transversal do mundo, com a capacidade de acomodar cargas de até 7,1 metros de largura e 6,7 metros de altura, o Airbus Beluga ST não é o que tem a maior capacidade de transportar peso.
[…] Leandro Callegari Coelho – Logística Descomplicada © 2009 – 2010 « Os maiores do mundo: aviões de carga e de passageiros (Antonov e A380) […]
Uma curiosidade sobre esse avião é que as lâmpadas do compartimento não ficam no chão, como em outras aeronaves cargueiras. Além disso, o Beluga necessita de rampas especiais para ser carregado e descarregado. Seu comprimento é de 56,15 metros e seu peso vazio é de 86 toneladas.
Foram necessários seis anos para a construção dessa preciosidade, única a viajar pelo mundo. Esse mega avião foi construído na década de 80, em meio à Guerra Fria, para o programa espacial da União Soviética, com a finalidade de carregar o ônibus espacial Buran.
Vamos abrir a lista de 5 maiores aviões de carga do mundo com um modelo que o canaltecher conheceu em detalhes por aqui. O Beluga XL, da Airbus, passou rapidamente pelo Hangar da Azul, em Campinas, em julho de 2022, e nossa reportagem acompanhou o ilustre visitante, carinhosamente chamado de "Avião Baleia".
A principal diferença é em relação às portas, que precisam ser grandes o suficiente para permitir a entrada e a acomodação dos diferentes tipos de carga. Os aviões de carga projetados para frete internacional têm algumas exigências a serem consideradas:
Excelente matéria, contudo em 18/01/2010 O site portosenavios.com.br divulgou a seguinte matéria: "Construído em 1976, o super-petroleiro Knock Nevis já foi conhecido por outros nomes como, Jahre Viking, Happy Giant e Seawise Giant, desde a sua construção.
Essa matéria foi um show, vcs estão de parabéns. Tenho o sonho de ser piloto de avião, até hoje não pude realizar, mas sirvo um Deus vivo e acredito se for da sua vontade ainda irei realiza-lo.
Com uma tripulação de apenas 6 pessoas, consegue carregar até 250 toneladas de carga, que entram por suas portas que medem mais de 4 x 6 metros. Ele vazio pesa quase 300 tonaladas.
Você sabe qual é o maior avião de carga do mundo? A verdade é que a indústria aeronáutica procura se superar cada vez mais, desenvolvendo aeronaves capazes de transportar grandes quantidades (ou de dimensões maiores, como veremos mais a frente) e projetando máquinas que são, no mínimo, impressionantes.
Existem outros modelos que merecem destaque, como o avião Antonov-225 Myria. “Myria”, em ucraniano significa sonho. E um desses sonhos da Ucrânia foi destruído. O Antonov-225 Myria, o maior avião de carga do mundo, de fabricação ucraniana, foi queimado em um ataque russo ao aeroporto Hostomel, perto de Kiev.
A partir de 2004, encerrou suas atividades e passou a ser usado apenas como tanque de armazenagem. Em dezembro de 2009, uma empresa de desmontagem de navios indiana comprou o petroleiro que foi renomeado como Mont para sua derradeira viagem.
Adoro simplesmente ver esse tipo de matéria, coisa que muitas pessoas não dão importancia, mas chega a ser um dos maiores invaentos dos ultimos anos e que vem se aprimorando a cada dia.
Grandes símbolos da aviação de carga surgiram desses projetos, como o C- 130 Hércules, o Lockheed C-5 Galaxy e o gigante Antonov 225 Mriya, destruído durante os ataques russos à Ucrânia em 2022.
O Beluga não é o maior avião cargueiro do mundo, mas está entre eles. A aeronave tem 63,10 metros de comprimento, 18,90 m de altura e 63,30 metros de envergadura, com peso de decolagem máximo de 227 toneladas. O "Baleia" é tão grande que trouxe em sua "barriga" um helicóptero, modelo ACH 160, considerado um dos mais caros e luxuosos do mundo.
O avião foi construído na Ucrânia e teve seu primeiro voo em 24 de dezembro de 1982. Ele foi projetado especificamente para o transporte de cargas pesadas e, inicialmente, tinha o objetivo de transportar cargas militares.
Sem o gigantesco avião de 84 metros de comprimento, 18,2 metros de altura e 88,4 metros de envergadura, a dúvida que paira no ar, com o perdão do trocadilho, é qual aeronave agora ocupa o posto de maior avião de carga do mundo.
O projeto total, levando-se em conta que há 5 Beluga ST “vivos”, ficou em torno de R$ 5,4 bilhões, ou seja, R$ 1,54 bilhão por unidade. Questionado pela reportagem do Canaltech sobre quanto o Beluga ST vale atualmente, o departamento de comunicação da Airbus respondeu que “como o avião não está à venda, ele não tem preço”.