7 táticas essenciais para você ganhar no dominó
Wilhelm Steinitz
O tabuleiro deve ser posicionado de tal maneira que a casa do canto inferior, à direita do jogador seja branca. As peças são distribuídas no tabuleiro de acordo com o desenho ao lado. Note que quando o tabuleiro possui indicação de letras e números as peças brancas devem iniciar do mesmo lado das letras.
A história do xadrez tem origem controversa, mas é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão amplamente difundida é a de que teria surgido na Índia com o nome de Chaturanga e dali se espalhou para a China, Rússia, Pérsia e Europa, onde se estabeleceram as regras atuais.
Chaturanga é um antigo jogo de tabuleiro indiano que se acredita estar na origem do Jogo de Xadrez, o Shogi e o Makruk, e é relacionado com o Xiang Qi (ou Janggi). Surgiu provavelmente no século VI, sendo considerado o predecessor do Xatranje que, por sua vez, veio a originar o xadrez moderno.
A origem do xadrez não é muito clara, nem certeira. Mas o mais aceitável é que foi criado na Índia, o xadrez surgiu por volta do século VI (Seis 6) d.C. O jogo era conhecido como "Chaturanga" e se espalhou para a China e a Pérsia graças aos comerciantes.
Cada peça se movimenta de maneira diferente:
O xadrez tornou-se conhecido pelos brasileiros em 1808 graças a dom João 6º. Nessa época, o imperador trouxe para o país o primeiro exemplar impresso de um trabalho sobre o jogo. A primeira competição oficial, no entanto, só foi realizada 72 anos depois.
Move-se sempre uma casa para frente, exceto no primeiro movimento, quando pode mover-se duas casas. O peão é a única peça que não pode retroceder, e também a única que efetua a captura com um movimento diferente do utilizado para avançar no tabuleiro.
A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça. O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção.
O peão move-se verticalmente na coluna que encontra-se, sendo incapaz de recuar. No primeiro movimento de cada peão, a partir do ponto de partida, pode avançar duas casas e, a partir daí, uma. Um peão pode capturar a peça imediatamente na fileira na diagonal.
Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto, é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.
O Gambito da Rainha é a minissérie mais popular da história da Netflix. Mas o quê, afinal, é um gambito? ... A origem etimológica do tal gambito usado pela personagem Beth Harmon na série é exatamente a mesma: gambetto, com “o” em vez de “a”, significa “rasteira”. Tudo a ver com pernas.
Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
Cavalo: movimenta-se sempre em "L",ou seja,duas casas para frente e uma para a esquerda ou direita. O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias. Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras.
DAMA
Resposta. A peça mais poderosa no jogo de xadrez é a DAMA. Ela é a peça com maior mobilidade: é a junção da torre e do bispo em uma peça só. ... Por exemplo, um peão na sua casa original vale 1 ponto, já o peão na 7ª fileira, prestes a ser promovido, pode valer tanto quanto uma dama.
Pode-se dizer, sim, que a dama é a peça mais forte do jogo e que, devido a sua grande mobilidade, tem um valor de referência equivalente a 9 peões (a torre vale 5 peões, o bispo um pouquinho mais de 3 peões, o cavalo vale 3 peões), mas o valor do rei é incomensurável.
Cada um deles, em vez das dezesseis peças modernas, dispunha de oito peças que corriam as 64 casas do tabuleiro. Não existia ainda, por exemplo, a figura da rainha—hoje a peça mais poderosa do xadrez. ... No entanto, ao contrário do xadrez, o chaturanga dependia da sorte, pois a ordem das jogadas era definida pelos dados.
O roque é um movimento que protege o rei e ativa a torre ao mesmo tempo. É também o único movimento em que se pode mover mais de uma peça ao mesmo tempo.