Oxóssi (no candomblé) ou Oxosse (no omolocô) é o orixá da caça, das florestas, dos animais, da fartura, e do sustento.
Ervas do Orixá Oxossi: Alfavaca do campo, jureminha, caiçara, arruda, abre caminho, malva rosa, capeba, peregum, taioba, sabugueiro, jurema, capim limão, acácia, cipó caboclo, goiabeira, erva de passarinho, guaco, guiné, malva do campo, são gonçalinho, Louro, cabelo de milho, eucalipto, manjericão, samambaia.
Os considerados "filhos de Oxóssi", de acordo com a religião, são dotados de algumas características que definem o seu comportamento e remetem ao orixá. De acordo com a interpretação desta crença, os filhos de Oxóssi são bastante agradáveis, alegres e comunicativas, além de serem ótimas companhias.
Para o Candomblé Oxossi é o Orixá que dá sustento ao corpo através dos alimentos. Por isso os antigos Candomblecistas o reverenciavam em Junho no dia dedicado a Corpus Christi. Oferenda: No Candomblé Asoso (milho cozido com coco) e na Umbanda frutas e vinho tinto.
Quizilas de Oxóssi: Mel, carne de caça, bode, cabrito, banana, carambola, tangerina milho vermelho. Quizilas de Iemanjá: Banana-figo, peixe de pele, inhame, uva branca. Quizilas de Oxum: Tangerina, carcaça da galinha, camarão vermelho, cavalinha, feijão, tapioca, galinha, Pombo.
São muito amáveis Apesar de não demonstrar muito os seus sentimentos, os filhos de Oxóssi são dóceis, educados, sensíveis, serenos e hospitaleiros. Quando estão apaixonados, são muito carinhosos e românticos. São ótimos conselheiros.
Oxossi:abacate, abacaxi, abio, abóbora, amendoim, bacaba, bacuri, banana, butiá, cacau, caju, camboatá, cana-de-açúcar, carambola, cenoura, coco verde, coco seco, fruta do conde, goiaba, guabiroba, laranja, maçã, mandioca, mamão, manga, mangaba, melão, milho verde, moranga, morango, murici, nêspera (ameixa branca), ...
Okê é monte e Arou é um título honroso dado aos caçadores. Assim a saudação Okê Arô significa “Salve o Grande Caçador!” Okê é monte e Arou é um título honroso dado aos caçadores. Assim a saudação Okê Arô significa “Salve o Grande Caçador!”
O cumprimento no Conga deve ser feito da seguinte maneira Deita-se no chão com a cabeça voltada para o Conga e as mãos no chão acima da cabeça direcionadas também ao Conga, agradece a permissão de estar ali naquele momento, pede proteção aos Orixás e pede que os problemas sejam resolvidos e que o trabalho seja bem ...
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa. Êpa Babá – saudação ao Orixá Oxalá significando: olá, com admiração e espanto, ao ancestral dos ancestrais.
Saudação: Ora Yê iê, ô! – significa: Olha por nós, Mãezinha!