O granuloma é uma reação inflamatória e se forma com o objetivo de conter o agente agressor, uma vez que não consegue eliminá-lo. Com isso, inúmeras células são recrutadas para o local onde o agente agressor está.
Uma das causas possíveis pode ser a sensibilidade ao formaldeído (formol). O formol é uma substância presente em alguns esmaltes e bases fortalecedoras e ele tem a propriedade de penetrar a placa ungueal e pode atingir a pele que fica por baixo, modificando a sua estrutura e causando dor.
Os sintomas de uma unha encravada podem ser bastante dolorosos. No início, a pele ao lado da unha pode estar sensível, inchada ou dura. A unha pode se sentir dolorosa em resposta à pressão, e pode haver pele inflamada e crescida na ponta do dedo. A unha encravada também pode vazar sangue e pus branco ou amarelo.
A unha pode encravar por diferentes razões, no entanto, a principal causa é o corte errado das unhas que acaba facilitando o crescimento anormal da unha e seu desenvolvimento debaixo da pele, causando dor intensa.
Dicas para evitar a unha encravada