A primeira das metas é importantíssima: faça de cinco a seis refeições por dia - café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e, para quem vai dormir tarde, o lanche da noite. “O importante é não ficar mais de três horas sem comer.
O recomendado é que se faça de 5 a 6 refeições por dia, sendo três refeições balanceadas ( café da manhã/ almoço/ janta) e pequenos lanches nos intervalos dessas refeições.
De acordo com o estudo, o momento certo para consumir alimentos é no período entre 7h e 8 horas, não sendo recomendável adiá-lo mais do que isso. Pular essa refeição, aliás, pode dificultar a perda de peso, causando efeito rebote nas demais refeições do dia.
Fazer várias refeições mantém a glicemia constante Em casos mais extremos, os níveis desregulados de açúcar no sangue podem levar à diabetes. Comendo de três em três horas, a glicemia não deve cair muito e o corpo não vai estocar açúcar aumentando o índice glicêmico.
"Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo, pois cada vez que ingerimos algum alimento, o corpo gasta energia para digeri-lo - o que também leva a um gasto calórico - e faz com que a atividade dos intestinos seja intensa e regular", explica Caroline.
As pesquisas científicas desta área apontam que comer a cada três horas não altera em nada o metabolismo e nem aceleram a queima de gordura. Assim como o jejum ou as refeições menos frequentes também não deixam o metabolismo mais lento.
6 dicas para engordar de forma saudável
O que pode engordar é a qualidade do jantar. Muitas pessoas não têm o hábito de realizar jantares leves, de fácil digestão. Consomem alimentos gordurosos, ricos em carboidratos refinados e gorduras ruins, como pizza, lanches”, explica.
Mas, ao contrário do que muita gente pensa, o horário não interfere na digestão e absorção dos nutrientes, e portanto não influencia no peso. Os alimentos que ingerimos à noite são digeridos da mesma maneira que as refeições feitas pela manhã, então o jantar sozinho não consegue influenciar na perda de peso.
Quais são as 10 frutas que ajudam a emagrecer
Limão, tangerina, grapefruit e companhia ajudam a diminuir a circunferência abdominal graças a uma substância especial. Azedou para a gordura corporal! Além da poderosa ação antioxidante da vitamina C, as frutas cítricas são fontes de sinefrina, um termogênico natural.
Ou seja, menos gordurinhas na sua vida! Além disso, a vitamina D promove o metabolismo da gordura – cortando a produção hormônio da paratireoide e, consequentemente, acelerando a quebra da gordura pelo fígado –, reduz o apetite, evitando exageros na hora das refeições, além de auxiliar na ativação da força muscular.
25 Receitas de Vitaminas de Frutas Para Emagrecer