Exemplo - Calcule o mínimo múltiplo comum entre 5 e 21. Como os números não possuem divisor em comum, ou seja, são primos entre si, o menor múltiplo entre eles é o produto entre eles, assim, MMC (21,5) = 21 · 5 = 105. De fato, isso é verdade, como podemos ver na decomposição em fatores primos.
Resposta. Resposta: O MMC de 6 e 4 é 12. Para calcularmos o Mínimo Múltiplo Comum de 6 e 4 precisamos fatorá-los em números primos.
A decomposição de dois números simultaneamente terá como resultado a forma fatorada do mínimo múltiplo comum entre eles. Exemplo: fatoração dos números 40 e 60. A multiplicação dos fatores primos 2 x 2 x 2 x 3 x 5 tem como forma fatorada 23 x 3 x 5. Portanto, o MMC de 40 e 60 é: 23 x 3 x 5 = 120.
MMC: “A gente usa muito quando é preciso somar ou subtrair duas frações. Para deixar o denominador das duas frações iguais, você pode fazer o MMC – assim, você encontra um número comum entre eles”, explica a professora. MDC: “De forma geral, é o que aparece nos problemas.
Mínimo Múltiplo Comum (MMC) Iremos usar o MMC quando a questão tiver uma ideia de tempo, de coincidência ou quando alguma coisa vai acontecer novamente! Por exemplo: O paciente “A” paciente toma um remédio de 8 em 8 horas e outro paciente “B” toma um remédio de 6 em 6 horas.