Resposta. A resposta é "Livro Diário".
Os 7 melhores livros de contabilidade para você conferir
1.
Sendo que o livro Diário é o mais importante legalmente e o livro Razão tem importância sob o ponto de vista contábil. Atualmente esses livros foram substituídos pelos formulários contínuos, mas continuam sendo assim chamados pelos contabilistas.
Os livros empresariais são aqueles relacionados diretamente ao direito empresarial, ou seja, cuja escrituração é imposta ou facultada pela legislação empresarial. ... Os Livros Facultativos, por sua vez, são aqueles cuja escrituração não é obrigatória à empresa, não havendo qualquer ônus ou punição na não adoção destes.
São Livros Comerciais e Fiscais todos aqueles necessários à perfeita escrituração contábil, com individuação e clareza e em ordem cronológica por dia, mês e ano.
No meio empresarial brasileiro, escrituração é o nome que a legislação escolheu para expressar o ato de se efetuarem os lançamentos em contas — geralmente para fins contábeis — posteriormente compilados em livros e fichas.
Requisitos dos livros 1.
Segundo a norma, a escrituração contábil precisa atender basicamente aos seguintes requisitos:
°), os livros mercantis (comerciais ou empresariais) se equiparam ao documento público. Assim sendo, quem falsificar a escrituração do livro comercial estará sujeito a pena mais grave que a reservada para o crime de falsificação de documentos administrativos não contábeis do empresário.
As conseqüências dessa irregularidade são: 1) não poderá ser beneficiado pelo instituto da recuperação judicial, nem poderá requerer a falência de um devedor seu; 2) não poderá ter seus livros autenticados; 3) se for requerida sua falência, essa será sempre fraudulenta; 4) os sócios da sociedade irregular responderão, ...