A reserva legal deverá ser constituída mediante destinação de 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício, antes de qualquer outra destinação. Esta reserva será constituída, obrigatoriamente, pela companhia, até que seu valor atinja 20% do capital social realizado, quando então deixará de ser acrescida.
Reserva de Capital: o que é? Quando pensamos no patrimônio líquido de uma empresa, as reservas de capital devem ser formadas por valores que foram recebidos pelo empreendimento — tanto de sócios quanto de outras pessoas, e que não fazer parte dos resultados de suas atividades.
As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa.
02 – São Reservas de Capital, exceto: ( ) a – Ágio na emissão de Ações; ( X ) b – Reserva de Lucros a Realizar; ( ) c – Doações de Subvenções para investimentos; ( ) d – Correção Monetária do Capital Realizado. 03 – Quando a empresa efetua Ajuste Patrimonial de um Ativo (ex.
Os lançamentos contábeis dos ajustes a serem feitos, sejam de receitas ou despesas, terão como contrapartida a conta de “Ajustes de Exercícios Anteriores – PL”. Na sequência, esses valores serão transferidos para a conta de “Lucros ou Prejuízos Acumulados – PL”.
2.
Para colocar essas receitas e despesas no período correto, o contador registrará lançamentos contábeis de ajuste. Para este exemplo, o contador deverá registrar um valor de receita igual para cada um dos seis meses para refletir que a receita é recebida ao longo de todo o período.
4 - Conforme o CPC 03, os Ajustes de Exercícios Anteriores devem ser somados ao saldo inicial das contas que modificaram para efeito do cálculo das variações das contas na DFC indireta.
Como declarar lucros e dividendos no Imposto de Renda