sublimação – passagem do estado sólido para o gasoso, sendo o processo inverso chamado de ressublimação, sem que passe pelo estado líquido.
li·que·fac·ção |quefàç| Redução de um sólido ou de um gás ao estado líquido. 2. [ Geologia ] Transformação de um terreno saturado de água numa massa fluida, quando a camada superficial do solo perde resistência mecânica, com o consequente colapso das estruturas construídas sobre esse terreno.
A condensação, também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização, ou seja, é a passagem do estado gasoso para o estado líquido e essa mudança de estado físico acontece quando o vapor é resfriado, ou seja, quando retiramos calor de uma determinada massa de vapor.
Para uma substância mudar do estado gasoso para o estado líquido é necessário aumentar a pressão e diminuir a temperatura, simultaneamente. Isso porque, se continuadamente for exercida pressão sobre um gás, as partículas se aproximam e começam a se chocar.
A liquefação desses gases ocorreu pela primeira vez em meados do século 19, a partir do desenvolvimento de máquinas capazes de comprimi-los a altas pressões.
A pressão na qual, em dadas temperaturas, um gás se liquefaz é chamada de pressão de vapor (Pv) e a temperatura em que esse fenômeno acontece é chamada de ponto de liquefação.
Qualquer gás pode liquefazer-se por compressão, mas só quando se encontra a uma determinada temperatura, característica para cada gás. Esta temperatura, que se denomina de temperatura crítica é, por exemplo, de 364,1 oC para a água; 31,0 oC para o dióxido de carbono e de -118,38 oC para o oxigénio.
A liquefação fracionada é um processo de separação de mistura homogênea entre gases, que ocorre através do resfriamento dos componentes da mistura gasosa, até sua mudança de estado físico para o estado líquido, ou através da aplicação de pressão elevada, que comprime as moléculas dos gases presentes na mistura até o ...
O oxigênio ou gás oxigênio (O2) tem ponto de ebulição igual a -183 °C, ou seja, a partir desta temperatura o gás oxigênio se apresenta na forma gasosa. Sendo assim, em temperatura ambiente (20 °C) o oxigênio está no estado gasoso.
Forças de manutenção do estado físico
O oxigênio está na forma gasosa a temperatura ambiente, porque, a temperatura ambiente é considerada igual a 25ºC. Como a temperatura de ebulição (quando o oxigênio passará para o estado gasoso) é -183ºC, logo, qualquer temperatura acima desse valor o oxigênio se encontrará no estado físico gasoso.
Resposta. Se a temperatura está abaixo do ponto de fusão de uma substância, então esta está no estado sólido; se a temperatura esta entre o ponto de fusão e o de ebulição, então está no estado líquido; se a temperatura está acima do ponto de ebulição, está no estado gasoso.
O éter etílico e o pentano estarão no estado gasoso, pois 50 °C está acima dos seus respectivos pontos de ebulição.
Dois fatores determinam a fase em que as substâncias se encontram, são eles: a temperatura e a pressão. Por exemplo: o ferro em condições ambientes se encontra no estado sólido, mas se a sua temperatura for suficientemente elevada, essa substância poderá passar para o estado líquido.