Jogos de negócios são exercícios de tomada de decisões em que equipes competem para atingir objetivos específicos. Os jogadores tomam decisões gerenciais sequencias que afetam as posições atuais e futuras deles. O jogo é um modelo de representação de uma situação de negócio e mercado.
Os jogos de empresas surgiram em 1956 com o jogo Top Management Decision Game desenvolvido nos Estados Unidos pela American Management Association. Os primeiros jogos de empresas foram uma adaptação dos jogos existentes na área militar para o ambiente empresarial.
Somente a partir das décadas de 1970 e 1980 é que os jogos eletrônicos se tornaram populares, quando jogos de arcade, console de jogos eletrônicos e jogos de computador foram introduzidos ao público em geral.
O primeiro joguinho do gênero surgiu em 1961, quando o célebre Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, recebeu o que era então o computador mais moderno do planeta: o PDP-1 (Programmed Data Processor-1), do tamanho de uma geladeira.
Em 1966, o engenheiro eletrônico Ralph Baer, alemão refugiado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, considerado hoje o pai dos consoles de games, vislumbrou a oportunidade de criar um equipamento que processasse jogos eletrônicos por meio de sua veiculação na televisão, com poucos recursos financeiros.
1958
O primeiro jogo de fliperama chamou-se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man.
Pong
Origem dos esports: cinco jogos de sucesso que marcaram os anos 80
10 'games' da década de 80 e 90 que deixaram saudades
Lista
O console fez grande sucesso na década de 1990, perdendo espaço após o surgimento e popularização da nova geração de consoles de 32 bits, como o PlayStation da Sony. Dentre os jogos de maior sucesso desse sistema está a série Sonic the Hedgehog, a aventura de um veloz ouriço azul para salvar os animais de seu planeta.
Este aparelho foi produzido e distribuído pela Tectoy em 1992, tendo a mesma compatibilidade de cartucho do Mega Drive, eles fazem parte do mesmo contexto histórico e de mercado.
Os antigos cartuchos funcionam no console, assim como joysticks e acessórios licenciados pela Sega. Também há os mesmos botões: o que liga e desliga o aparelho, o que aciona a função Reset e o que controla o volume do som através da entrada P2. Já a parte traseira do novo Mega Drive traz as principais novidades.
O Mega Drive contava com um CPU quase três vezes mais rápido que o do Super Nintendo, garantindo desempenho superior em alguns títulos. A favor do console da Nintendo, o dobro de memória RAM (128KB contra 64KB) aumentava o poder de processamento de informações do console.
Oficialmente o Super Nintendo teve 784 jogos lançados, sendo 251 exclusivos para a América e 63 para a Europa. Ele foi lançado na América em 23 de Agosto de 1991 com Super Mario World, F-Zero, Pilotwings, SimCity e Gradius III.
16 bits
Nintendo 64 (com a grafia estilizada NINTENDO64, e abreviação N64), foi um console de videogame da quinta geração lançado pela empresa japonesa Nintendo, em 23 de junho de 1996 no Japão. Lançado como um console com gráficos de 64 bits.
O Mega Drive foi baseado na placa System 16, um sofisticado sistema de 16-Bits que foi lançado em 1985 e que serviu de lar para jogos que se tornaram clássicos como Shinobi, Golden Axe, E-Swat, Alien Syndrome e Altered Beast, entre outros.
Confira abaixo a lista completa de jogos do SNES Classic:
E Como Fazer?
Entre alguns títulos populares estão:
O que fazer:
Nintendo anuncia SNES Classic com 20 jogos clássicos e um inédito