O hipotálamo secreta o hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH) de forma pulsátil, para estimular a hipófise a secretar hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH).
O estradiol atua na liberação hipotalâmica de GnRF e na hipofisária de FSH e LH, exercendo sobre elas um "feedback" negativo. E a inibina age sobre a hipófise anterior, inibindo a secreção de FSH.
O hormônio luteinizante, também chamado de LH, é um hormônio produzido pela hipófise e que, nas mulheres, é responsável pelo amadurecimento dos folículos, ovulação e produção de progesterona, possuindo papel fundamental na capacidade reprodutiva da mulher.
O hipotálamo produz um hormônio, o GnRH (Hormônio Liberador de Gonadotrofinas), que chega até a hipófise anterior pela circulação sanguínea, por meio de uma rede de capilares que fazem essa comunicação, e, então, estimula as células gonadotróficas a produzirem os hormônios LH e FSH.
Dentre as substâncias envolvidas, destacam-se os hormônios hipofisários: as gonadotrofinas Hormônio Folículo Estimulante (FSH) e Hormônio Luteinizante (LH), a somatotrofina ou Hormônio do Crescimento (GH) e a tireotrofina ou Hormônio Tireotrófico (TSH), que podem atuar de forma direta ou indireta sobre o ...
O ciclo menstrual é regulado pelos hormônios. O hormônio luteinizante e o hormônio folículo-estimulante, que são produzidos pela hipófise, promovem a ovulação e estimulam os ovários a produzir estrogênio e progesterona.
Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem as funções de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio ...
Resposta: Os hormônios hipofisários envolvidos no ciclo menstrual são o FSH e o LH. O FSH atua estimulando o desenvolvimento de um folículo ovariano e a liberação do gameta feminino (ovulação). O LH, por sua vez, estimula a formação do corpo lúteo após a ovulação.
São hormônios secretados pela hipófise:
Esses hormônios são chamados genericamente de gonadotrofinas, uma vez que atuam sobre as gônadas, tanto as femininas quanto as masculinas. No corpo feminino, as gonadotrofinas atuam sobre os ovários, estimulando-os a produzir os principais hormônios femininos: o estrógeno e a progesterona.
O GH é um hormônio de crescimento e está presente em todas as pessoas. Também conhecido como somatropina, HGH ou GH (do inglês Human Growth Hormone), o hormônio do crescimento é uma proteína altamente anabólica (fundamental para o ganho de massa muscular) sintetizada pela hipófise.
É aí que surgem as dúvidas quanto à necessidade da reposição hormonal. “Uma vez que os sintomas têm origem na diminuição da produção de estrogênio, a reposição deste hormônio em baixas doses é o mais recomendado e pode ser feita com estrogênios sintéticos ou bioidênticos”, explica o Dr. Élvio.