Documento assinado em junho de 1919 com punições a Alemanha O contexto histórico em que ocorreu o Tratado de Versalhes foi logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o objetivo em registrar o momento em um ato oficial foi para deixar registrado o acordo de paz entre as nações envolvidas no conflito.
O Tratado de Versalhes foi um de vários acordos de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse conflito estendeu-se de 1914 a 1918 e resultou na morte de 10 milhões de pessoas, além de uma gigantesca destruição material nos países que se envolveram com nele.
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. ... Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.
O Tratado de Versalhes foi importante tanto para a França quanto para a Inglaterra como uma forma de "conter" a ameaça germânica, assim como fornecer reparações pelos prejuízos que sofreram.
Foi o Tratado de Tordesilhas que permitiu a Portugal tomar posse da região litorânea onde Pedro Álvares Cabral aportou em 1500 e que mais tarde veio a se tornar o Brasil.
Verificado por especialistas A Bula Inter Coetera foi uma decisão papal que dividida, dentre as potências católicas, o controle das terras nas Américas, tendo sido a predecessora do Tratado de Tordesilhas, assinado um ano depois, e que corrigia algumas falhas percebidas na Bula Inter Coetera.
A Bula Inter Coetera foi um documento do papa Alexandre VI, assinado em 1493, que dividiu o Novo Mundo entre os reinos de Portugal e Espanha. Expressão latina que significa “entre outros (trabalhos)". Foi uma bula do Papa Alexandre VI datada de 4 de maio de 1493.
Proclamada pelo Papa Alexandre VI, a Bula Intercoetera dividia o mundo entre portugueses e espanhóis. Fora traçada uma linha imaginária que passava a 100 léguas da costa das ilhas de Cabo Verde. O que estivesse a oeste seria espanhol e o que ficasse a leste, seria português."
O objetivo da Bula Intercoetera era dividir o Novo Mundo - as Américas - entre Espanha e Portugal - as duas potências católicas que dominavam a navegação - e foi promulgada em 1493.
No dia 7 de junho de 1494, as potências da época, Portugal e Espanha, assinaram o Tratado de Tordesilhas, dividindo o mundo em duas metades. ... Dessa reunião resultou no Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494. Com base no documento, as terras do chamado Novo Mundo ficariam repartidas entre as duas nações.