As notas de corte para conseguir uma vaga no curso de Medicina pelo Sisu 2019 variam entre 769,73 e 901,50. Saiba mais. Com o prestígio associado à carreira médica e a natureza extremamente desafiadora da profissão, não é de surpreender que a entrada na faculdade de Medicina seja uma das mais competitivas.
Aprenda como estudar para Medicina sozinho
O curso de Medicina apresenta nota de corte média de 729.
450 pontos
No Sisu 2019, a nota mínima para passar em medicina sem cotas foi 769,73 | Flacso.
Para passar em Medicina pelo ProUni você precisa chegar à disputa com uma bela nota no Enem. Raramente alguém com pontuação abaixo de 700 consegue uma bolsa para esse curso. Embora as notas possam variar para mais ou para menos a cada edição, elas mantêm um patamar parecido há alguns anos.
A maneira mais comum de conquistar uma bolsa de estudos para Medicina é por meio do ProUni, o Programa Universidade para Todos. Conduzido pelo governo federal, concede bolsas parciais e integrais a estudantes que comprovadamente não tenham condições de arcar com os custos do curso.
Sim! Se cumprir os requisitos, você pode usar o FIES para pagar o curso de Medicina. Todos os cursos da área da Saúde, inclusive, são frequentemente considerados prioritários pelo Governo Federal e recebem atenção especial na hora de distribuir o orçamento para os financiamentos.
Várias instituições de renome, como a Faculdade Pitágoras, a Unime, a Uniderp e a Unic trabalham com essa modalidade. Trata-se de um programa de indicação no qual o estudante indica amigos para estudar na mesma instituição de ensino ou outras do mesmo grupo.
É isso mesmo! O Programa Universidade para Todos (Prouni) é conhecido por conceder bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para estudantes com baixas condições socioeconômicas, e a excelente notícia é que a Medicina está entre os cursos elegíveis no Prouni.
Conheça duas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Medicina que costumam participar do FIES:
Os participantes do Fies 2020 ou pessoas que queiram utilizar o programa para edições futuras podem pedir financiamento para medicina. Para isso, é preciso atender aos requisitos do Fies, sendo que um deles é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.
754.
Faculdades que aceitam o FIES 2020
Principais Universidades participantes do FIES 2021
Para entrar no FIES, a faculdade precisa ser reconhecida pelo MEC e ter obtido conceito positivo no no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). As notas vão de 1 a 5, sendo que um 3 significa que a instituição cumpre todos os quesitos de qualidade e pode entrar no FIES.
Fies – A PUC Minas participa do Programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal – (Fies). ... Bolsa do Grupo Familiar – desconto para alunos que têm mais de um dos integrantes de seu grupo familiar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos em qualquer uma das unidades da PUC Minas.
A única forma de ingresso no Programa é mediante participação em Processo Seletivo de candidatos ao financiamento, de modo a garantir a democratização do acesso ao FIES e, conseqüentemente, ao ensino superior. Os critérios de seleção são definidos pelo MEC.