Você sabe identificar o valor de resistores pelo código de cores? Agora você vai aprender como é fácil descobrir o valor da resistência ôhmica utilizando a tabela de código de cores. Logo temos 10×100 que é igual a 1000 que é igual a 1K, isso significa que temos um resistor de 1K com uma tolerância de +-5%.
O indicativo k(kilo) é multiplicador 1000 , assim como m(mega) é indicativo de 1.
A fórmula necessária para calcular o resistor adequado para o LED é: R = (Vcc – VL) / IL, onde: R: resistência do resistor adequado para o LED. Vcc: Tensão da fonte de alimentação.
Múltiplos e submúltiplos
Resistores são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos elétricos por meio do efeito Joule, que converte energia elétrica em energia térmica.
Onde são encontrados? Os resistores estão presentes na maioria dos equipamentos utilizados em nosso cotidiano, seja nos chuveiros elétricos com a função de fornecer calor à água, ou na composição de circuitos eletroeletrônicos.
Nessa classe, os principais resistores são os de filme metálico, de carbono e de fibra. Já nos variáveis, uma chave possibilita a variação de resistência em uma faixa que vai do zero até o máximo possível para cada resistor. Os exemplos mais comuns de resistores variáveis são os potenciômetros e os trimpots.
Há dois tipos de resistores, fixos e variáveis. Os resistores fixos são constituídos de filme carbono, filme metálico, fio de precisão, dentre outros. Os resistores variáveis podem ser ajustados manualmente.
Potenciômetro. É o tipo mais comum de resistor variável. Normalmente possui três terminais, variando a sua potência de acordo com a relação estabelecida entre eles através de um eixo. Os potenciômetros mais comuns possuem um eixo rotatório, mas este também pode ser deslizante.
Resistor variável é usado para variar ou mudar a quantidade de resistência de um circuito. Os resistores variáveis são chamados de potenciômetros ou reostatos. Os potenciômetros geralmente possuem o elemento resistivo formado por carbono, enquanto nos reostatos ele é constituído por um fio enrolado.
Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circula pelo dispositivo.
A dissipação nominal de potência é expressa em watt (W), a unidade de potência. TIPOS DE RESISTORES: Existem quatro tipos de resistores segundo sua constituição: - Resistor de filme de carbono; - Resistor de filme metálico; - Resistor de fio; - Resistor para montagem em superfície (SMR).
De modo geral, resistores são classificados em ôhmicos e não-ôhmicos. Chama-se de resistor ôhmico aquele que segue a Lei de Ohm, a qual diz que, quando se mantém a temperatura constante, a razão , ou seja, a própria resistência elétrica, também se mantém constante.
Associação de Resistores é um circuito que apresenta dois ou mais resistores. Há três tipos de associação: em paralelo, em série e mista.
Comercialmente existem tolerâncias de 20% (E6), 10% (E12), 5% (E24), 2% (E48), 1% (E96) e, para aplicações especiais, de 0,1% a 0,01%. O valor nominal de um resistor e sua tolerância normalmente estão inscritos no próprio componente de duas formas: usando números e letras ou através do código de cores.
O tipo de material do qual é feito o resistor também é muito importante. Resistores de fio são os mais antigos e são nada mais que um fio resistivo enrolado em um material não condutor como por exemplo, a cerâmica. Eles possuem resistência elétrica baixa, podem ser bem precisos e também podem ser ajustáveis.
Um capacitor é um elemento do circuito elétrico responsável pelo acúmulo de cargas para liberá-la no momento certo. Um circuito composto de um resistor e de um capacitor e uma força eletromotriz, é denominado circuito RC. ... No circuito, U1 é a tensão da bateria.
São exemplos de aparelhos que contêm resistores o chuveiro, o ferro de passar e os secadores de cabelo. Quando utilizados para limitar a passagem de corrente no circuito, os resistores podem ser utilizados individualmente ou associados com outros de duas formas: em série e em paralelo.
Ferro elétrico, chuveiro e torradeira transformam energia elétrica em térmica. Esses aparelhos têm, como um dos seus componentes, o resistor, um fio de material especial (diferente dos fios de ligação), responsável pelo aquecimento. Por isso, são denominados resistivos.
Os aparelhos receptores são quaisquer dispositivos capazes de realizar a transformação da energia elétrica em outras energias, que não sejam exclusivamente térmicas. ... Os resistores por sua vez são uma espécie de receptores elétricos, porém transforma a energia elétrica apenas em energia térmica.
Receptores elétricos são aparelhos que transformam energia elétrica em outra modalidade de energia qualquer, desde que não seja exclusivamente calor. ... O receptor não transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica.
Os aparelhos receptores são:
Os elementos resistivos constituem-se na alma do resistor, propriamente dito. Eles irão dissipar a potência térmica e limitar a corrente. Eles são construídos de fitas, fios ou grelhas de aço inox e níquel-cromo, montados em tubos de cerâmica, vitrificados ou em tubos roscados.