No romantismo, o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama. Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse período.
Joaquim Manuel de Macedo, um dos fundadores do movimento no Brasil, ditou o estilo a ser seguido pelos artistas românticos. A tragédia “Antônio José ou O poeta e a Inquisição”, de Gonçalves de Magalhães, apresentada em 1838, é considerada a primeira obra do teatro brasileiro.
Teatro romântico Os dois dramaturgos mais conhecidos desta época foram Goethe e Friedrich von Schiller. Victor Hugo também merece destaque, pois levou várias inovações ao teatro.
Em geral, o teatro romântico valorizava a subjetividade do gênio, suscitava fortes emoções em detrimento da restrição racional e muitas vezes procurava incorporar conflitos universais nas figuras individuais. Inicialmente, artistas de teatro romântico compartilhavam as esperanças utópicas dos revolucionários.
No romantismo, há o rompimento da lei das três unidades do teatro clássico (tempo, espaço, ação); passa-se do verso á prosa. Com a transformação do teatro clássico, concebe-se um teatro moderno para os problemas humanos, morais, sociais da época. As peças apresentam multiplicidade de circunstâncias e de personagens.
O drama romântico, ou teatro romântico, refere-se a um movimento teatral nascido no início do século xix, em oposição aos princípios da tragédia clássica. Ao longo do século XIX, desenvolveu na Europa o romantismo, movimento que envolve uma grande renovação das artes e a maneira de ver o mundo. ...
O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. ... O prédio teatral grego era formado, basicamente, da seguinte estrutura: arquibancada, orquestra, thumelê, proscênio e palco.
No teatro, o naturalismo potencializa diversos aspectos do movimento realista, sendo uma radicalização deste, com forte teor de erotismo e de animalização do homem. O dramaturgo francês Emile Zola é um dos nomes mais proeminentes do teatro naturalista.
O teatro medieval é aquele que foi produzido na era medieval (século V ao XV). Durante esse período, o teatro medieval pode ser classificado em duas vertentes: o teatro sacro, relacionado aos temas religiosos; o teatro profano, tal qual as farsas e os jograis, com os temas de caráter popular, cômico e moralizante.
É uma vertente teatral surgida na França no fim do século XIX e início do século XX que buscava criar uma ilusão da realidade no palco através de uma série de técnicas e estratégias de atuação. ... O uso de cenários incrementados é dispensado, mantendo-se apenas o minimamente essencial no palco.
O Teatro Realista foi um movimento geral no teatro do século 19 a partir do período de 1870-1960, que desenvolveu um conjunto de convenções dramáticas e teatrais com o objetivo de trazer uma maior fidelidade de vida real para os textos.
Já no século XX o teatro evolui a partir do realismo e naturalismo se tornando um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação com relação à reprodução da realidade nos figurinos e cenários. Os temas eram tratados de modo a elucidar a realidade social.
A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. ... Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.
A história do teatro no Brasil surgiu no século XVI, quando o Brasil se tornou colônia de Portugal, tendo como objetivo catequizar os índios. ... Dessa forma, a teatralização teve início como instrumento pedagógico, sendo, o principal objetivo, educar religiosamente os índios.
O Teatro Cego é um formato teatral inovador, no qual o espetáculo acontece na escuridão total, convidando todos a abdicar da visão e acompanhar a trama através dos outros sentidos: olfato, paladar, tato e audição.
O Teatro Cego é um formato de espetáculo teatral no qual a peça acontece no completo escuro e, no decorrer da trama, os espectadores mergulham em um universo de sensações. O tato, olfato, paladar e audição são estimulados em diversas situações, que ambientam e contextualizam a cena.
O Teatro Cego foi trazido para o Brasil pela Caleidoscópio Comunicação & Cultura em junho de 2012. O formato surgiu em 1991, na cidade de Córdoba, na Argentina, e atualmente está em cartaz em Buenos Aires. ... Com isso, o público fica inserido na trama, e não sentado nas arquibancadas do teatro.
Resposta: O texto dramático está presente em quase toda a montagens teatral, a relação é muito forte, pois assim podemos ter uma boa representatividade textual.
A dramaturgia é o nome utilizado para as representações teatrais e os dramaturgos são aqueles que escrevem os textos para serem encenados por atores. Os textos teatrais são geralmente dividido em atos e cenas, apresentam diálogos e ausência de narrador.
No teatro, o termo rubrica ou didascálias, de forma simples, serve para orientar os atores, o diretor e o leitor, ambienta as personagens e indicar ações, a “rubrica projeta, no plano literário, uma certa materialidade cênica” (RAMOS, 2001, p. 9).