O contrário de raso é: Contrário de superficial: 1. fundo, profundo.
O contrário de qualidade é: Contrário de virtude: 1. defeito, imperfeição, falha, problema, deficiência, senão, mácula, mancha, fraco, fraqueza, vício, erro, deformidade, eiva, pecha, achaque.
O contrário de virtude é: Contrário de qualidade: 1. defeito, vício, imperfeição, fraqueza, fraco, mal, senão, deficiência, mancha, mácula, desvirtude, mania, deformidade, eiva, achaque, pecha.
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. ... Já com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, não acontece o mesmo; não faz sentido dizer: homem bondade, moça bondade, pessoa bondade.
Palavra que dá qualidade ao sujeito Esse tipo de predicativo pode ser formado por um adjetivo, um pronome, um substantivo, uma locução adjetiva, um numeral, uma oração substantiva predicativa. Por vezes, o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto são confundidos porque suas funções são bastante semelhantes.
No português as características dos substantivos são chamadas de adjetivos; Os adjetivos podem ser tanto qualidades como defeitos, tais como: simpático - antipático. sincero - mentiroso.
Os predicativos assumem papel de núcleo do predicado, portanto ao aparecerem, o predicado pode ser classificado como NOMINAL (quando o predicativo do sujeito assume papel de único núcleo) ou como VERBO-NOMINAL (quando se tem dois núcleos, um constituído pelo verbo da oração e o outro pelo predicativo).
Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.
Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.
Verbos não significativos, também conhecidos como estáticos, pelo menos na terminologia inglesa, são os que indicam estado, qualidades e condições, como ser, estar, andar, ficar, permanecer (todos estes também chamados verbos de ligação ou copulativos, por ligarem um predicativo ao seu sujeito), mas também ter, na ...
Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. Não indicam uma ação. São também chamados de verbos não nocionais ou verbos copulativos.
Características de um verbo de estado: ... O sujeito desse verbo funciona como suporte de propriedades ( estado/condição/posse), sendo, portanto, ou beneficiário ou experimentador da ação verbal. O argumento que representa o sujeito desse verbo não é agente, nem causativo, nem paciente. Esses verbos são chamados estativos.
Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.