Existem muitos exercícios para treinar a motricidade fina, que podem ser feitos em casa, na escola, num passeio ao ar livre… Algumas sugestões:
A coordenação motora permite-nos realizar os mais diversos movimentos coordenados e pode ser classificada de duas formas: coordenação motora grossa e coordenação motora fina. A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora.
Atividades de grandes grupos musculares com capacidade de execução de diferentes movimentos em diversos segmentos corpóreos ao mesmo tempo (dissociação). Podemos citar alguns exemplos de atividades que requerem uma boa coordenação motora global: engatinhar, pular, andar, correr, saltar, rolar, escalar (...).
Coordenação global ou motricidade ampla representa a ação simultânea e relativamente diferente de grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos complexos.
Para entender mais sobre o tema, primeiro é preciso saber exatamente o que é a motricidade, ou coordenação motora, que é a capacidade que todos os seres humanos têm de dominar o próprio corpo. A motricidade nas crianças se desenvolve através de dois processos importantes: as experiências e a aprendizagem.
Trabalhar a motricidade refinada das crianças é pré-requisito fundamental na Educação Infantil. O educador pode fazer gestos com as mãos que representem ações para que as crianças descubram qual é a ação que está sendo praticada. ...
motricidade revela a intencionalidade operante do homem de se movimentar com sentido e conteúdo, relacionado à existência do ser humano, que tem como objetivo sempre se superar, e não apenas uma mera reprodução de movimentos preestabelecidos (TOJAL, 2011).