O ideal do ego é um componente do superego e herdeiro das exigências narcísicas dos pais. É um padrão evoluído de identificação onde figuras importantes servem de modelo na orientação da vida. É uma representação de si mesmo que procura aceder a representações idealizadas (os pais por exemplo).
O superego é um elemento estrutural do aparelho psíquico, responsável por imposição de sanções, normas, e padrões. Tem sua formação pela introjeção dos conteúdos (superegóicos) advindos dos pais, e começa a se constituir com a resolução dos conflitos edípicos da fase fálica, a partir de cinco ou seis anos.
O ego segundo Freud O ego se desenvolve a partir da diferenciação das capacidades psíquicas em contato com a realidade exterior. Sua atividade é, em parte, consciente (percepção e processos intelectuais) e, em parte, pré-consciente e também inconsciente.
Via de regra, quando o ego é exagerado ele se torna prejudicial, pois a pessoa perde a visão sistêmica, deixa de entender a dinâmica do todo, de perceber que não está só, que todas as ações têm consequências e, com as escolhas voltadas apenas para si mesma e para o benefício próprio, ela deixa de ter os melhores ...
O orgulho ferido: aquele híbrido de inveja, com ciúmes, com planos diabólicos para assassinar o casal em questão, com todas as coisas horríveis que alguém pode sentir e uma boa dose de culpa. Culpa por sentir que não se deve sentir esse sentimento tão asqueroso.
Dê-se permissão para estar zangado com eles e para perdoar a si mesmo. Caso contrário, você direcionará todo o ressentimento em si mesmo e nos outros, e isso é como arranhar a própria ferida. Sentir-se culpado dificulta o perdão, e livrar-nos da culpa e do ressentimento é a única maneira de curar as nossas feridas.
Quando exagerado, denota pretensão de superioridade e até arrogância. É um sentimento que pode desencadear muitos problemas nos relacionamentos, já que está associado à dificuldade em ceder e admitir seus erros e defeitos. O orgulho causa problemas até antes de um relacionamento ser estabilizado.
Para se livrar do orgulho a pessoa deverá formar o hábito de ser polido e humilde. Assim, como uma palha que fica no solo, e, embora humilde, não perde sua importância, assim também, o ser humano nunca se tornará insignificante sendo humilde. Apenas a humildade, como a da palha, salvará uma pessoa do orgulho.
Ferir o orgulho do Rei, significa ação de desarticular os sentimentos e emoções de uma pessoa tende a ser considerada como orgulhosa. O orgulho faz com que a pessoa tenda a ser uma pessoa como centro das atenções, pelo menos em sua mente, e nesse mundo ideal faz com que essa pessoa se sinta como um rei ou rainha.
substantivo masculino Sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades, ou com as realizações de outra pessoa: tenho muito orgulho do meu filho!
5 dicas simples para lidar com mulheres de atitude
Para demonstrar que é orgulhoso, nunca fale mal dos outros, nem compartilhe segredos sobre eles. Seja uma pessoa integra, sempre falando positivamente sobre os outros, principalmente quando eles não estiverem presentes. Caso se pegue no meio de uma fofoca, tente trocar de assunto ou se retirar do local.