É geralmente feita de cortes bovinos como alcatra e contrafilé esticados em mantas, salgados e depois expostos ao amanhecer até que perca pelo menos 50% da sua umidade. Por levar mais sal e ter mais tempo de exposição que a carne de sol é menos úmida e tem maior prazo de validade.
A carne-seca pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina ou suína, mas o recomendado é que sejam utilizados os seguintes cortes no preparo: contrafilé, coxão mole, coxão duro e braço bovino. Seu tempo de preparo é longo, se pretende utilizá-la, se planeje e deixe-a pronta com antecedência.
A carne de sol é feita a partir de cortes de toda a carcaça bovina, tendo umidade de 64-70% e teor de sal de 5-6%. ... Os cortes têm tamanho uniforme e a carne segue os processos de salga úmida, salga seca, lavagem, secagem (que pode ser com exposição ao sol ou em estufa) e empacotamento.
Carne-seca, carne de sol, charque, jabá, carne serenada...
Corte: a carne seca pode ser preparada a partir de qualquer parte do animal, mas os cortes mais usuais são coxão duro, coxão mole e braço. Algumas marcas diferenciam em cortes dianteiros e traseiros. Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia.
Antes de tudo, lave a peça de carne em água corrente por alguns minutos. Se a peça não estiver cortada e você não quiser cortá-la toda, divida a carne em pelo menos três pedaços grandes e comece a lavar bem. Agora, coloque as tiras em uma bacia, cubra a carne com água e leve à geladeira.
Antes do preparo é preciso dessalgar a carne, o que pode se feito de duas maneiras a depender do seu tempo disponível. 1) A opção mais fácil (e mais demorada) é deixar a carne cortada em cubos dentro de uma tigela com água fria por 24 horas (mantenha na geladeira). Troque a água ao menos 3 vezes.
Pode parecer bem contraditório, mas você sabia que outra maneira de dessalgar a carne-seca é colocando um pouco de sal? Sim! Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo.
Como fazer
Tem uma maneira bem mais simples.
Truque da batata: acrescentar uma batata crua em um cozido que está muito salgado pode ajudar a salvar uma sopa, feijão ou refogado. “Teoricamente ela irá funcionar como uma esponja que absorve o sal”, afirma Silvestre. Depois de cozida, basta tirá-la da panela.