O que é a Vacina contra Febre Amarela? A Vacina contra Febre Amarela protege contra a doença infecciosa transmitida por mosquitos vetores em locais rurais e urbanos. Ela é comum nas regiões tropicais da América do Sul e África.
Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) mencione que ao longo da vida uma única dose da vacina Febre Amarela é suficiente, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina no Calendário Nacional, como medida de segurança. “As duas doses são suficientes para proteger durante toda a vida.
Quando devo tomar a vacina? Você deve tomar a vacina apenas se for viajar para áreas com indício de febre amarela. A vacina deve ser administrada no mínimo 10 dias antes do deslocamento para a área de risco.
Leve vermelhidão, inchaço e dor no local da injeção; Dor de cabeça, mal-estar; Fraqueza e dores musculares; Febre baixa.
A indicação é que o paciente procure um médico assim que os primeiros sintomas aparecerem. É preciso levar em consideração que essa reação mais grave é extremamente rara. A proporção é de um caso para cada 450 mil vacinados.
Efeitos e eventos adversos:
A partir do 3º ou 4º dia após a vacinação, podem surgir reações como febre, dor de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e diarreia. Esses sintomas também acometem cerca de 4% dos vacinados.
Calendário nacional de vacinação de 2019
O esquema de vacinação para crianças de 7-11 meses de idade é feito com duas doses. O intervalo mínimo entre as as doses da vacina antimeningocócica C (conjugada) é de 30 dias. Crianças a partir dos 9 meses de idade, que residam ou que irão viajar para áreas de risco de febre amarela, no Brasil ou no exterior.
Calendário - Bebê
TRÍPLICE DPT Assim chamada pela obrigatoriedade das doses quando o pequeno completar 2, 4 e 6 meses, a reação mais comum da vacina aplicada para evitar o aparecimento de difteria, tétano e coqueluche é o aparecimento de febre de intensidade variável no primeiro dia após a aplicação, que é feita no bumbum do bebê.
A vacina é indicada em duas doses.
O que fazer: é indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes por dia até que os sintomas desapareçam. O gelo deve estar coberto com uma fralda ou pano de algodão, para que o contato não seja direto com a pele.
A reação da vacina pentavalente costuma durar até 72 horas (três dias).
Paracetamol logo após vacina pode atrapalhar resposta imunológica. Seja sincera: quantas vezes você levou seu filho para tomar vacina e ficou tentada a dar algumas gotinhas de antitérmico para que ele nem tivesse febre? Cuidado. Essa atitude pode atrapalhar a resposta imunológica do organismo à vacina.
Após 48 horas, se ainda houver dor no local da vacina, as compressas quentes funcionam melhor. Se não houver contraindicações, o paciente pode tomar analgésicos comuns, como paracetamol ou dipirona (metamizol). Se houver intensa vermelhidão, dor e edema no local após 48 horas, entre em contato com o seu médico.
Existe alguma coisa em especial que a criança não deva ou não possa fazer depois de se vacinar? A criança pode tomar banho e realizar a sua higiene normalmente. Pode comer o que quiser, passear e tomar os medicamentos que toma habitualmente.