121ºC
A função deste equipamento é fazer a esterilização e secagem de materiais cirúrgicos, médicos e odontológicos, por meio do calor seco. ... Neste tipo de assepsia promove a eliminação da vida microbiana por meio de uma oxidação, em que acontece a desidratação das células.
Procedimento
:: Não é permitido o uso de estufas ou fornos elétricos para esterilizar materiais; ... :: As embalagens devem conter a identificação dos artigos, a data e o prazo de validade da esterilização, e o nome do responsável; :: Quando houver atendimento domiciliar, os artigos devem ser descartáveis ou do cliente.
Inicialmente é interessante abordar a diferença entre esses dois métodos, ou seja, a estufa para esterilização atua por meio de calor seco. Já a autoclave envolve calor, pressão e umidade. A esterilização por autoclave (vapor saturado sob pressão) é mais eficiente se comparado aquela feita pelas estufas (calor seco).
Ela aconselha o uso da autoclave, por ser mais seguro, econômico, rápido e eficiente na esterilização do que a estufa, que não elimina os vírus, por exemplo.
Uma estufa de esterilização e secagem para laboratórios retém o calor por meio de camadas termo isolantes. As grandes estufas presentes em laboratórios e indústrias precisam ter rigoroso sincronismo para abrir e fechar nos momentos adequados, evitando ao máximo a entrada do ar externo.
Em 1877, John Tyndall, um físico inglês, reconheceu a forma calor-resistente das bactérias, o esporo, e desenvolveu métodos de esterilização para lidar com isto. O bacteriologista francês e colaborador de Louis Pasteur, Charles Chamberland, construiu o primeiro esterilizador a vapor em 1880.
A limpeza consiste na remoção da sujidade visível – orgânica e inorgânica – mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático em artigos e superfícies. Se um artigo não for adequadamente limpo, isto dificultará os processos de desinfecção e de esterilização.
Sala de utilidades ou expurgo - ambiente destinado à limpeza, desinfecção e guarda dos materiais e roupas utilizados na assistência ao paciente e guarda temporária de resíduos. Deve ser dotado de pia e/ou esguicho de lavagem e de pia de despejo com válvula de descarga e tubulação de esgoto de 75mm no mínimo.
Segundo a resolução RDC 15 de Centro de Material e Esterilização – CME é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde. Veja abaixo todas as informações sobre o que o CME faz, como é composta a sua equipe e qual a sua importância.