A comprovação da descendência é a única forma de se obter a dupla cidadania, por isso é importante ir atrás do máximo de informações possíveis sobre seus antepassados. Certidões de nascimento e casamento podem ser encontradas nos cartórios.
Mas existem outros vistos que possibilitam a obtenção do Green Card e, posteriormente, ganhar o dinheiro à nacionalidade³. Há três possibilidades para se tornar americano: Morar nos EUA como residente permamente por 5 anos. Ser casado com um cidadão americano e morado por três anos nos EUA tendo o Green Card.
A regra geral para qualquer cidadão estrangeiro ter reconhecida sua nacionalidade brasileira é morar no país há mais de 15 anos de forma regular, ou seja, com a cédula de identificação de estrangeiro. É necessário provar que o Brasil foi seu local de moradia nos últimos 15 anos.
Estrangeiros originários de qualquer outra nacionalidade Já para os estrangeiros originários de outros países de qualquer nacionalidade, o tempo mínimo de exigência para a obter cidadania brasileira é de, no mínimo, 5 anos de residência de forma ininterrupta (e também que seja regular).
É o estrangeiro que, por meio de processo de naturalização, adquire a nacionalidade brasileira. Trata-se, pois, de uma opção do indivíduo, é a chamada nacionalidade derivada, que depende de ato voluntário do agente.
Dispõe sobre os procedimentos de naturalização, de igualdade de direitos, de perda da nacionalidade, de reaquisição da nacionalidade e de revogação da decisão de perda da nacionalidade brasileira.
O processo de naturalização é dividia em quatro modalidades: Comum, Extraordinária, Especial e Provisória. expede-se o Certificado de Naturalização. Nos casos de Naturalização Comum e Extraordinária, os certificados são encaminhados a Justiça Federal mais próxima do domicílio.
É possível descobrir se o seu ascendente se naturalizou por meio de uma pesquisa no site do Ministério da Justiça brasileiro. Caso o parente italiano não tenha se naturalizado, você deve emitir e autenticar uma Certidão Negativa de Naturalização (CNN), documento feito no site do Ministério da Justiça.
abaixo assinado, venho requerer a Vossa Senhoria, 2ª Via do meu Certificado de Naturalização. DOCUMENTO QUE DEVERÁ SER ANEXADO A ESTE REQUERIMENTO: 1 – Cópia autenticada da Carteira de identidade do requerente, ou título de eleitor., no caso de não possuir o RG.
Certidão de antecedentes criminais ou documento equivalente emitido pelos países onde residiu nos últimos quatro anos, legalizada e traduzida, no Brasil, por tradutor público juramentado; 7. Comprovante de reabilitação, nos termos da legislação vigente, se for o caso; 8.