Resposta. A projeção de Mercator, diferente dos demais, ele conserva o formato dos continentes mais próximos a linha do equador (quanto mais próximo mais "fiel" a realidade), mas altera a dimensão de áreas ao se aproximar na direção dos polos, por se tratar de uma projeção cilíndrica.
Tanto a projeção de Mercator quanto a de Peters são projeções cilíndricas, ou seja, caracterizam-se por apresentarem os paralelos e os meridianos retos e perpendiculares entre si.
Projeção de Peters Por essa razão é chamada de projeção equivalente. Embora o mapa-múndi de Peters continue expressando uma visão eurocêntrica do mundo, é visível o destaque dado aos países de baixa latitude, os quais, na projeção de Mercator, tinham suas áreas subestimadas.
A projeção de Peters se propõe a ser uma projeção mais solidária entre os países do mundo, tirando o destaque que era dado aos antigos países colonizadores e dando destaque aos países que foram colônias no passado.
Resolução: A) O fato de ser pouco utilizada está ligado ao fato dela trazer uma visão que valoriza o mundo subdesenvolvido, fato que a faz receber muitas críticas por restringir o continente europeu.
de Mercator
As projeções cartográficas são classificas em três tipos diferentes: cilíndrica, cônica e plana, polar ou azimutal.
Qual é a projeção apresentada no mapa e nos dados acima? Mollweide. Mercator.
A forma de representação cartográfica utilizada nos dois mapas chama-se anamorfose geográfica ou cartográfica, que consiste em forma de representação do espaço geográfico com distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos do mapa.
A representação cartográfica consiste em um conjunto de métodos e técnicas da cartografia, que utilizamos para representar e comunicar informações geográficas por meio de mapas. O primeiro passo para representarmos cartograficamente o espaço geográfico é a elaboração do mapa base.
A projeção utilizada na produção desse mapa é a Projeção Azimutal, também chamada de Plana ou Polar, por apresentar um dos polos em seu centro.
Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.
A representação gráfica espacial por meio de croquis/ilustrações são um recurso para a análise dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre. As habilidades manuais que o desenho/ilustração proporciona favorecem a percepção do objeto pelo sujeito que investiga os fenômenos espaciais.
De forma geral, os bairros podem ser constituídos por ruas, casas, edifícios, condomínios, indústrias, comércios, praças, shoppings, monumentos, entre outros. Podem também, segundo sua localização, representar a cidade em alguns aspectos, como financeiro, turístico, tecnológico, entre outros.
Ser servido por um transporte público minimamente adequado, contar com boa qualidade de iluminação nas ruas, saneamento e abastecimento de água apropriado, ter ruas e calçadas em bom estado, entre outras características que uma boa infraestrutura oferece, são aspectos que você deve valorizar bastante na hora de ...
Os mapas são instrumentos de comunicação, servem para representar graficamente uma dada área do espaço terrestre. ... Por isso, os mapas podem ser divididos em vários tipos e a sua classificação varia de acordo com o tema tratado.
Em grande parte das cidades em várias locais do mundo, um bairro é a unidade mínima de urbanização. ... Neste sentido, um bairro, na acepção de bairro social, seria o que na Argentina se conhece como “villa miséria”, no Brasil como favela, em Espanha como “chabola” ou no Uruguai como “cantegril”, por exemplo.
Normalmente, os bairros de uma cidade podem ser classificados como sendo residenciais, comerciais, industriais, mistos e rurais. Trata-se, no entanto, de uma subdivisão usual, tendo em vista que raramente existe uma classificação oficial.
A quadra ou quarteirão é a menor área de espaço urbano delimitada por ruas, rios ou avenidas, caracterizando a unidade básica de formação destes espaços.
Um município pode ter dois tipos de subdivisões. Os bairros delimitam locais dentro do perímetro urbano. ... Bairros: é a menor unidade de uma área urbana, sendo comum em praticamente todo o mundo. Distritos: formados por grupos de residentes que moram afastados da área urbanizada (cidade) do município.
Resposta: O município é uma divisão legalmente realizada de um território. São as várias partes que compõem um mesmo estado. ... A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo.
No caso do Brasil, o município é formado pela Prefeitura (órgão executivo) e pela Câmara municipal (órgão legislativo), sendo considerado um terceiro ente federativo; em Portugal, é composto pela Câmara Municipal (órgão executivo), a Assembleia Municipal (órgão legislativo) e, facultativamente, pelo Conselho municipal.
O “Meu Município” é um portal público e gratuito que organiza e disponibiliza dados dos municípios brasileiros, é possível encontrar dados de contas de receitas e despesas bem como indicadores gerenciais. Em linhas gerais, fale um pouco mais sobre a história do Meu Município e de seus objetivos.