O pugilista deve posicionar-se com uma abertura de pernas semelhante à dos seus ombros; colocar o seu pé dianteiro (o pé esquerdo para um pugilista destro, o pé direito para um canhoto) mais adiantado que o seu pé de trás, de maneira que o salto do sapato do pé dianteiro fique em linha com a biqueira do sapato do pé ...
A guarda é uma postura de defesa no boxe, uma vez que os braços adotam a atitude de proteger áreas vulneráveis, ou desviar os golpes do oponente. A guarda também trabalha a posição das pernas (base). Uma posição correta permite o atleta avançar, retroceder, movimentar-se para a esquerda e para a direita.
- As principais posições e movimentos da esgrima são: Em guarda: posição que permite ao esgrimista estar preparado para o combate e para a sua defesa. Marchar: movimento para o atleta avançar. Romper: movimento para o atleta recuar.
Modalidades do esporte Confira as principais características de cada uma: Sabre: é uma arma leve e rápida. Nessa modalidade é permitido ao esgrimista tocar o seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina. A superfície válida para o toque compreende cabeça, tronco e membros superiores, com exceção das mãos.
Há um padrão de 1000 pontos por modalidade disputada. Na prova de esgrima, o atleta que vencer 70% dos combates tem 1000 pontos ganhos. Na natação, quando os atletas completam a prova em 2min 30s, são adicionados 200 pontos à sua pontuação geral. As faltas cometidas levam a deduções na pontuação.
Na classificatória, os combates são feitos entre todos os atletas até que alguém consiga marcar cinco pontos. Na fase seguinte, a disputa é feita num intervalo de três saltos de três minutos cada. A cada salto, há uma pausa de 1 minuto. Ganha a disputa o esgrimista que tiver mais pontos, num total de 15.
Oficialmente, a pista de esgrima apresenta as seguintes dimensões: 14 metros de comprimento, com recuo variando de 1,5 a 2 metros, que também são utilizados, por 2 metros de largura. As armas atualmente utilizadas nos duelos são o florete, a espada e o sabre.
A vestimenta da esgrima é composta por: jaqueta, luvas, máscara, calça, plastrom e armas. ... Tradicionalmente, o conjunto é branco, com exceção dos coletes modernos, utilizados por cima da vestimenta, que são coloridos, visando até mesmo a simples diferenciação dos atletas.
O vestuário do esgrimista é composto por: plastron - que vai do lado que a pessoa segura a espada, calça, jaqueta, protetor, meião e luvas. A esgrima é uma forma de luta com espadas. ... A modalidade tem disputas individuais e por equipes, com três tipos de armas diferentes nos combates: espada, florete e sabre.
Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete.
Nessa modalidade é permitido ao esgrimista tocar o seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina. A superfície válida para o toque compreende cabeça, tronco e membros superiores, com exceção das mãos.
O objetivo da esgrima é tocar o adversário com a espada, o florete ou o sabre. Ao mesmo tempo que ataca, o atleta tem que se defender, para não ser tocado pela arma do adversário. As regras variam de acordo com o instrumento.