Os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Aluno) foram divulgados nesta terça-feira e mostraram o Brasil na 57ª colocação em leitura. Abaixo, veja a evolução do Brasil e dos outros países na avaliação, considerada a mais importante do mundo sobre aprendizagem.
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quarta-feira (13) um ranking mundial de qualidade de educação. Entre os 76 países avaliados, o Brasil ocupa a 60ª posição.
O Brasil ficou em 21º lugar em um ranking de crescimento econômico de 50 países em 2020, segundo a agência de classificação de risco Austin Rating.
Desde sua primeira edição, em 2000, o número de países e economias participantes tem aumentado a cada ciclo. Em 2018, 79 países participaram do Pisa, sendo 37 deles membros da OCDE e 42 países/economias parceiras.
Pela regra do Pisa, participam neste ano alunos nascidos em 1996 que estejam cursando do sétimo ao nono ano do ensino fundamental ou de qualquer série do ensino médio. A amostra brasileira terá 25,7 mil estudantes.
Andreas Schleicher
O Pisa é coordenado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é o responsável pela avaliação.
A prova analisa as habilidades de alunos de 15 anos em relação à leitura, matemática e ciência. A cada edição, uma destas três disciplinas principais é escolhida como ponto principal a ser examinado. Além de avaliar a educação financeira e um questionário com estudantes, professores, diretores e escolas e pais.
Parte do mal desempenho do Brasil parece ser devido à falta de habilidade em fazer provas como a do PISA. Nós mostramos que o tempo médio Page 6 3 de resposta das primeiras questões do bloco após o intervalo são consideravelmente menores do que aqueles das primeiras questões do primeiro bloco.
PISA 2000. Brasília, DF: INEP/MEC. BRASIL (2002). Eficácia e equidade na educação brasileira: evidências baseadas nos dados do SAEB 2001. Brasília, DF: INEP/MEC.
______. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Problema: Olavo Nogueira Filho justifica os dados negativos da educação brasileira como sendo resultados de dois grandes aspectos dentro do ambiente escolar: falta de atratividade da carreira de professor e a falta de estrutura de formação para o docente, tanto na fase inicial quanto no momento em que ele já está ...
2018
Os piores resultados estão no Rio Grande do Norte (5,2), Sergipe (5,1), Maranhão (5,0), Pará e Amapá (4,9). O Brasil atingiu a média desejada somente nos anos iniciais, registrando 5,9.
Os 10 piores lugares para se viver
Já os cinco piores são o México, os Estados Unidos, o Chile, a Turquia e a Bulgária....Os piores países