Os algarismos significativos são importantes porque eles indicam a precisão de uma medida, isto é, a medida mais precisa é aquela que contém mais algarismos significativos.
Não utilize força exagerada ao medir os objetos. Utilize-se uma pressão apropriada e constante, fazendo a leitura sem retirar o instrumento da peça; Após registrar a medida, abra o cursor móvel antes de tirar o paquímetro da peça; Guarde o instrumento em um estojo, em um lugar seco e sem exposição ao calor.
Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro . Em seguida, você deve contar os traços do nônio até o ponto em que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.
Subtraia o valor teórico do valor experimental se estiver mantendo os sinais negativos. Esse valor é o seu "erro". Divida o erro pelo valor exato ou ideal (não seu valor experimental ou medido). Isso resultará em um número decimal.
A margem de erro é metade da largura do intervalo de confiança. Isto pode ser calculado como um múltiplo do erro padrão, com o fator dependendo do nível de confiança desejado.